21 de agosto de 2020 – N.º 1.469
11° Seminário UNIDAS encerra com êxito ao falar sobre uso da tecnologia na humanização do cuidado
O último dia do evento trouxe explicações sobre a telemedicina e abriu inscrições para o Prêmio UNIDAS 2020
O 11° Seminário UNIDAS – Atenção Integral à Saúde chegou ao fim nesta sexta-feira (21). O evento, que ao longo dos últimos cinco dias trouxe especialistas para falar sobre variados assuntos de importância ao setor, encerrou seu último painel com o tema “uso da tecnologia na humanização do cuidado”.
Adir Meirelles, diretor de comunicação da UNIDAS e gerente de rede credenciada da AMS Petrobras, deu início aos trabalhos do dia com uma mensagem agradecendo a todos que têm participado dos debates ao longo do evento. “Estamos fechando a semana com chave de ouro”, ressaltou.
O diretor de comunicação aproveitou ainda para declarar que o papel da instituição tem sido fortificado nesse período de pandemia e, embora seja um momento de crise, principalmente no setor, a proposta do 11° Seminário está trazendo novas possibilidades de compartilhamento de conhecimento: “A UNIDAS tem atuado fortemente no que se refere ao compromisso com nossas filiadas, tanto em relação a tecnologia quanto no aporte de serviço para essas operadoras”.
Telemedicina e o resultado da Covid-19 no setor
O professor da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP) e chefe da disciplina de telemedicina, Chao Lung Wen, iniciou as palestras do último dia falando sobre os cinco pilares da telemedicina que devem ser respeitados por médicos, pacientes e organizações.
De acordo com o especialista, a telemedicina é irreversível, porque estamos em uma transformação digital, em um ponto de aceleração exponencial. Através dessa prática, não haverá uma “vida online” e sim “onlife”, ou seja, uma vida híbrida, em que o físico e o digital estão interligados.
“Telemedicina não é ferramenta, é um método de investigação e cuidado integral, que usa teletecnologias assistenciais”, explicou, dizendo também que não é algo individualizado, mas uma conexão de processos.
Segundo ele, somente médicos podem usar a ferramenta da telemedicina, pois se trata de um exercício da medicina por força de lei. O fato, por sua vez, não exclui a prática de outros ramos, que também devem ter exclusividade ao uso de cada profissão como, por exemplo, tele-enfermagem, teleondontologia, entre outros.
“Precisaremos ter um padrão de acreditação para garantir a qualidade dos serviços oferecidos na telemedicina. Não basta uma videochamada para chamarmos de telemedicina”, garantiu o médico, expondo a Covid-19 como um fator de transformação, graças aos avanços das leis este ano relacionadas aos serviços, jamais feito na história do País.
Chao Lung também falou sobre a importância do método para continuidade em tratamentos não relacionados ao novo coronavírus em meio à pandemia. A pauta incluiu ainda os cinco pilares e forma de atuação dos médicos diante desse serviço.
Samantha França, médica de família e gerente de atenção ambulatorial da Amil Internacional, esteve no palco do WTC e tratou sobre “como preparar os profissionais para esse ‘novo normal’? Importância da capacitação e da adequada remuneração”.
Logo no início da palestra, ela reforçou alguns desafios da pandemia: atendimento à distância, a humanização, a atenção às demandas dos clientes, remuneração, treinamentos para atendimentos remotos e preparação dos médicos.
“Ansiedade, sintomas urinários, sintomas suspeitos de Covid são algumas das principais queixas nos últimos meses”, informou a médica.
Como o foco da pauta foram os desdobramentos da pandemia na saúde dos pacientes, Samantha não pôde deixar de falar sobre alguns legados que a crise atual tem deixado na sociedade e destacou: aceleração de mudanças, relações humanas e conexões digitais, consultas virtuais, perda do fetichismo da presença e possibilidade de maior conexão consigo mesmo.
Para finalizar as palestras, o CEO da Athena Saúde no Espírito Santo, André Madureira, tratou sobre o “desafio de prestar um bom atendimento mesmo à distância. Principais demandas dos clientes no cenário atual do Brasil – práticas de uma operadora”, com base em suas experiências na empresa.
Para ele, a alta demanda do serviço online mostra ser uma demanda que veio para ficar. “Precisamos estar preparados e estruturados para essa tendência. Acredito que órgãos reguladores ainda irão legislar sobre essa metodologia, essa nova forma de se relacionar com o beneficiário”, afirmou.
O último painel teve como mediadora a sócia da A4quality Healthcare, Marília Ehl Barbosa.
Encerramento
O vice-presidente da UNIDAS e presidente da Asfeb, Cleudes Freitas, participou de forma online do encerramento do evento. “A primeira edição virtual de nosso tradicional evento trouxe um formato inovador, encurtou distâncias e registrou alguns recordes. Tudo isso com o comprometimento de 15 profissionais da equipe de produção no teatro WTC e dos colaboradores da nossa instituição”, declarou.
Para finalizar o discurso, Freitas não pôde deixar de agradecer: “Foram cinco dias intensos de debates, que geraram mais de 10 horas de conteúdos enriquecedores, apresentados por 25 palestrantes e mediadores, incluindo um especialista internacional. Também tivemos a importante parceria de 27 empresas patrocinadoras. Em nome de toda a diretoria e conselhos da entidade, nosso muito obrigado a todos vocês, participantes, palestrantes, patrocinadores e equipe UNIDAS”.
Prêmio UNIDAS 2020
Esta edição não poderia ser diferente. Neste ano, a UNIDAS receberá trabalhos relacionados às melhores práticas em relação ao enfrentamento da Covid-19. Como foi acompanhado pelo público mais uma vez durante o 11° Seminário, a premiação prestigia as iniciativas bem-sucedidas das filiadas da instituição.
Ação social
Além da informação, o quinto dia do evento trouxe uma surpresa especial para todo o público: o sorteio, promovido pela Benner Tecnologia e Sistemas de Saúde, de um iPhone 11, para arrecadar doações para a AACD. Se quiser participar, é só conferir e seguir as regras no perfil do Instagram da UNIDAS, clicando aqui. O ganhador será anunciado durante a live de encerramento do evento, hoje (21), a partir das 19 horas.
Formato inovador
Devido à pandemia da Covid-19, o 11° Seminário UNIDAS-Atenção Integral à Saúde foi adaptado ao âmbito digital, seguindo todas as orientações e protocolos dos órgãos nacionais e internacionais de saúde e vigilância. A produção aconteceu no teatro WTC, em São Paulo, e contou com equipe reduzida, seguindo o distanciamento mínimo estabelecido, com técnicos fazendo uso de máscaras de proteção, além de atenção redobrada aos protocolos de higienização, para garantir tranquilidade e segurança a todos.
Tradição da UNIDAS, o seminário manteve sua qualidade e compromisso social mesmo neste novo modelo. A edição virtual contou com o que há de mais moderno em tecnologia, pensada justamente para esse tipo de ocasião. A superprodução incluiu painel de led de alta resolução, sistema watchout, sonorização completa, iluminação de palco e cênica, sistema completo para a live streaming e realidade aumentada. Com essas tecnologias, além de ter acesso ao conteúdo com a mesma qualidade, os participantes puderam interagir durante o evento de forma dinâmica e vivenciar toda a experiência do seminário.
Vale ressaltar que todo o evento foi beneficente, arrecadando doações para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), entidade que atua com na causa de pessoas com deficiência física, reabilitando e reintegrando-as à sociedade com uma vida mais digna e com independência.
Saiba mais
Os participantes têm acesso a todos os conteúdos do 11° Seminário UNIDAS até o dia 28 de agosto. Clique aqui e acesse a plataforma do evento.
Perdeu o resumo do primeiro dia, basta acessar aqui.
O álbum completo do evento pode ser acessado em nossa página no Facebook.
Assuntos relacionados
11º Seminário UNIDAS: Demanda reprimida de crônicos vai impactar sistemas de atenção à saúde
11º Seminário UNIDAS já soma mais de 1,6 mil inscritos
11° Seminário UNIDAS tem inscrição gratuita para filiadas, sem limite de participantes
Live do 11º Seminário UNIDAS em prol da AACD tem diversão, brinde e muita solidariedade
Patrocinadores