5 de agosto de 2020 – N.º 1.450

11º Seminário UNIDAS: Especialista internacional fala sobre superação da pandemia no trabalho, com liderança forte e envolvimento ativo de funcionários

Tema será debatido pelo especialista em promoção à saúde Wolf Kirsten, no evento que acontece
entre os dias 17 e 21 de agosto

As pessoas dedicam boa parte do seu tempo ao emprego e promover a saúde e bem-estar neste ambiente pode melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, prevenir doenças e, consequentemente, beneficiar os empregadores, que terão funcionários mais saudáveis. Mas como aplicar isto na prática, especialmente diante de uma pandemia que está mudando as relações de trabalho? É o que Wolf Kirsten, especialista global sobre tema, irá abordar durante o 11º Seminário UNIDASAtenção Integral à Saúde.

Para o alemão Kirsten, que reside no Arizona (EUA), é cofundador e codiretor do Centro Global para Locais de Trabalho Saudáveis, presidente da International Health Consulting e atua na área há 25 anos, os sistemas de saúde em todo mundo já vinham enfrentando pressões de custo por conta do aumento de doenças crônicas, inatividade física e estresse relacionado ao trabalho, por exemplo, ao mesmo tempo em que havia uma crescente demanda por produtividade no mercado global. Com essa soma de fatores, os empregadores passaram a reconhecer mais a necessidade de uma abordagem mais proativa para promoção da saúde de seus funcionários. Essa questão se tornou ainda mais relevante diante do atual cenário que vivemos com a pandemia de Covid-19.

Durante o evento, o especialista fará uma introdução sobre o quadro de trabalho saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conta com cinco chaves de estrutura: comprometimento e engajamento da liderança, envolvimento dos trabalhadores, ética e legalidade dos negócios, sustentabilidade e integração e seguir o ciclo de melhoria contínua, além de trazer sua aplicabilidade na prática diante de um cenário de pandemia.

“A estrutura é orientada ao processo, de modo que pode e deve ser aplicada definitivamente à pandemia. Superar a crise do novo coronavírus com sucesso requer uma liderança forte e o envolvimento ativo dos funcionários no desenho da estratégia”, explica.

Para Wolf Kirsten, há várias empresas brasileiras que possuem excelentes programas de promoção da saúde no local de trabalho, mas é preciso levar em conta todo o contexto: “O cenário atual é bastante desafiador com a Covid-19 e levará um tempo para sair da crise. No entanto, não se deve perder de vista as doenças não transmissíveis (DANT) que estão em ascensão no Brasil há alguns anos”.

11º Seminário UNIDAS – Atenção Integral à Saúde

Devido à pandemia da Covid-19, o tradicional evento será realizado pela primeira vez de forma virtual, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais. Além disso, neste ano, todos os gestores e membros das filiadas à UNIDAS têm passaporte gratuito para o evento, que acontece entre os dias 17 e 21 de agosto, sempre a partir das 15h. As inscrições já estão abertas.

O evento, que vai debater sobre Atenção Integral à Saúde, contará com painéis que vão abordar temas como a interface entre os níveis de atenção primária, secundária, terciária e quaternária; gestão de saúde corporativa no cuidado da saúde integral; tecnologia leve como inovação e o uso da tecnologia na humanização do cuidado.

O seminário virtual terá o que há de mais moderno em tecnologia, que é inédita e pensada justamente para esse tipo de evento. Ele será realizado no estúdio do Grupo R1 no Teatro WTC, em São Paulo, seguindo todos os protocolos sanitários de segurança, contará com painel de led de alta resolução, sistema watchout, sonorização completa, iluminação de palco e cênica, sistema completo para a live streaming e realidade aumentada. Com essas tecnologias, além de ter acesso ao conteúdo com a mesma qualidade, o participante consegue interagir durante o evento de forma dinâmica e vivenciar toda a experiência de estar em um seminário.

Para acessar a programação completa, clique aqui.

 

Serviço

11° Seminário UNIDAS – Atenção Integral à Saúde

Data: 17 e 21 de agosto de 2020, a partir das 15h

 

Palestra internacional –  Wolf Kirsten

Promoting Health At The Workplace Through An Integrative Framework (Promovendo a saúde no local de trabalho através de um quadro interativo)

Quando: 17 de agosto, a partir das 15h30

Hotsite: http://11seminario.unidas.org.br/