UNIDAS Conecta: Médicas explicam como promover cuidado coordenado em paciente idoso com neoplasia hematológica

UNIDAS

NEWS

Você atualizado com a melhor informação

UNIDAS Conecta: Médicas explicam como promover cuidado coordenado em paciente idoso com neoplasia hematológica

12 de maio de 2021 – N.º 1.660

UNIDAS Conecta: Médicas explicam como promover cuidado coordenado em paciente idoso com neoplasia hematológica

Em parceria com a Clínica Oncológica, o UNIDAS Conecta realizou um debate sobre “Como Promover Cuidado Coordenado em Paciente Idoso com Neoplasia Hematológica”, na manhã do dia 11 de maio. Marina Yasuda, diretora técnica da entidade, foi responsável pela mediação entre as médicas hematologistas Ana Cristina Cardinalli Choairy e Adriana Marques Damasco Penna.

Ana Cristina, que também é diretora clínica da Clínica Oncológica, iniciou o webinar falando sobre o envelhecimento e o câncer. Segundo ela, leucemia e linfoma não Hodgkin são as neoplasias hematológicas mais frequentes.

“É preciso lembrar que a melhoria das condições sociais e de saúde e o aumento da sobrevivência da população levaram progressivamente a uma mudança no atendimento à população, com melhor qualidade em saúde, melhores desfechos e melhor custo-efetividade”, ponderou ela, dizendo também que saúde é o equilíbrio entre bem-estar físico, mental e social.

Com base em um artigo do International Journal of Care Coordination, a médica definiu o cuidado coordenado em cinco temas: 1 – coordenação de cuidados que envolve muitos participantes; 2 – necessário de interdependência entre os participantes e atividades; 3 – requer conhecimento da função de cada um e dos recursos; 4 – precisa haver troca de informações; 5 – visa facilitar a prestação dos cuidados de saúde adequado. “Não há padronização de modelo de cuidado coordenado. São modelos diferentes que se baseiam na estrutura organizacional da sociedade em questão, na estrutura financeira, e no perfil do paciente”, explicou.

Mais detalhes sobre neoplasia hematológica, características do paciente idoso, acolhimento e preparação, modelo atual de cuidados paliativos, entre outros assuntos também foram abordados por Ana Cristina.

Adriana, por sua vez, falou sobre a importância do cuidado conjunto e paliativo. “É um trabalho multiprofissional, não exclusivamente médico/paciente. Envolve a enfermagem, a fisioterapia, a nutrição, psicologia e também a parte administrativa. O cuidado paliativo é um tratamento e têm pacientes que vivem anos com isso, não só na oncologia, como doenças neurológicas, por exemplo”.

A gravação completa está disponível no YouTube, clicando aqui, e também na Biblioteca Virtual da UNIDAS na intranet, exclusiva para filiadas.

No Conecta, cedemos espaço para que prestadores de serviços e empresas parceiras compartilhem informações e soluções com as operadoras autogestão em saúde. As informações e posições compartilhadas neste evento refletem as opiniões pessoais dos participantes.

#vocêconstróiaUNIDAS #aUNIDAStornavocêmaisforte #autogestãoéUNIDAS

Compartilhar

Posts relacionados

    O termo de filiação será encaminhado após a aprovação.

    Pedido de Filiação preenchido

    Ficha de cadastro preenchida

    Estatuto da sua autogestão