8 de junho de 2021 – N.º 1.678
Quatro filiadas à UNIDAS fazem parceria histórica para ampliação da APS no Brasil
Três clínicas de APS serão inauguradas em Minas Gerais graças a nova parceria entre quatro operadoras de autogestão em saúde: Cemig Saúde, CASU (UFMG), Copass e PASA
Uma parceria histórica acaba de ser firmada entre quatro filiadas à UNIDAS: Cemig Saúde, CASU, Copass e PASA. Com isso, três novas clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS) serão inauguradas nas cidades de Betim/Contagem, Governador Valadares e Montes Claros, em Minas Gerais.
Como forma de oficializar a colaboração, as quatro autogestões se reuniram em uma cerimônia simbólica para assinatura da carta de intenção de parceria, realizada na tarde do dia 31 de maio, na sede da Cemig Saúde. O evento contou com a participação de representantes da UNIDAS e das operadoras parceiras.
Com previsão de inauguração para o segundo semestre de 2021, as clínicas serão baseadas na APS, que busca promover um cuidado integral e coordenado, a partir do atendimento feito por uma equipe multidisciplinar, que reúne médico da família, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.
O presidente da Cemig Saúde, Anderson Ferreira, descreveu seu sentimento a respeito desse momento. “É a união de quatro autogestões, com foco em oferecer um cuidado diferenciado a todas as pessoas que confiam a nós o seu bem mais precioso, que é a sua saúde. Juntos somos mais fortes. Nada disso seria possível sem essa integração promovida pela UNIDAS e sem o brilhante trabalho da nossa equipe, que tanto tem se dedicado à consolidação do modelo de Atenção Primária à Saúde”.
“É muito importante estarmos juntos com a CASU, a Copass e a PASA, juntamente com as Clínicas Expressas do Brasil, pois estamos viabilizando um momento histórico não só para as autogestões envolvidas, mas também para a UNIDAS. Esse é um momento muito importante para a Cemig Saúde e demonstra que estamos no caminho certo, utilizando o modelo ideal”, ressaltou Marcos Barroso, diretor de relações com os beneficiários da Cemig Saúde.
Para o superintendente da Copass, Omar de Carvalho, trata-se de um momento memorável. “Conseguimos fazer uma parceria entre quatro empresas em busca do mais importante, que é a qualidade de assistência para os nossos beneficiários. Além de somar experiências, isso nos permite um compartilhamento de custos, o que representa maior sustentabilidade para as quatro operadoras”, declarou.
A assinatura do documento foi celebrada pelo presidente da Diretoria Executiva da CASU, Dirceu Wagner. “Este é um sonho que sempre tivemos, um marco histórico muito importante. São quatro empresas importantíssimas em Minas Gerais e que são líderes em termo de exemplo e avanços compatíveis com a realidade que estamos vivenciando na saúde”, ponderou.
Wesley Nunes, superintendente da UNIDAS-MG e gerente de negócios em saúde da CASU, também esteve presente na cerimônia e comemorou dizendo: “É um momento histórico para as autogestões, pois conseguimos reunir operadoras com um propósito muito grande: cuidar melhor da saúde dos nossos beneficiários. A UNIDAS tem um papel importante nisso, pois essa ideia nasceu em um dos congressos da entidade e prosperou, tendo uma participação importantíssima da Cemig Saúde”.
A diretora técnica de saúde do PASA, Patricia Pena, observou que a APS é a melhor forma de cuidar da saúde das pessoas, tanto sob o ponto de visto do bem-estar dos pacientes, quanto da sustentabilidade do cuidado. “Esse conceito não é novo, mas o que é novo são todas as empresas olharem para ele com uma alternativa de solução para cuidar da saúde e pensando no futuro das empresas. Este é um passo muito importante, pois é a concretização de um grande propósito”, afirmou.
#vocêconstróiaUNIDAS #aUNIDAStornavocêmaisforte #autogestãoéUNIDAS
Leia também: Cemig Saúde e Fundação São Francisco Xavier firmam parceria