9 de julho de 2020 – nº 1.427

Papel da APS na pandemia é debate do IntegraUNIDAS

IntegraUNIDAS

O Papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na Pandemia foi tema do primeiro um IntegraUNIDAS, encontro virtual destinado exclusivamente à filiadas. Organizado pela comissão de Modelo de Atenção à Saúde, o evento teve participação do coordenador do grupo, Everton Nunes, além da gerente de operações em saúde da Abertta Saúde, Daniele Araujo, do gerente nacional de saúde da Assefaz, Thiago Braga, e do gerente de Atenção à Saúde da Cassi-BA, Claudio Sousa.

Everton iniciou o webinar, que aconteceu no dia 15 de junho, declarando ser uma ótima oportunidade para troca de experiências e crescimento conjunto dentro do segmento. Em sequência, Claudio e Daniele explicaram as estratégias da atenção primária à saúde em suas entidades, após a chegada da pandemia do novo coronavírus, bem como a orientação aos colaboradores e beneficiários diante da situação.

Para um fundamento maior sobre o assunto, Daniele detalhou o conceito de emergências em saúde e explicou que a APS tem papel fundamental na prevenção, preparação, resposta e recuperação de qualquer emergência em saúde.

Já Thiago Braga ressaltou a importância do investimento nesse modelo e a necessidade de integração. “Tenho visto e estudado modelos dentro e fora do país. Vejo que um dos grandes desafios da APS, assim como em outras áreas, há quem confunda oportunidade com oportunismo. Quando acontece uma nova onda como essa, aparecem alguns prestadores de serviços dizendo que conhecem o tema, mas, sem uma análise crítica, correremos o risco de invalidar uma premissa muito importante, simplesmente porque ela não foi executada da maneira correta”, justificou o gerente nacional de saúde da Assefaz.

Para finalizar, Everton elogiou a naturalidade dos convidados ao falar sobre o tema e abriu para esclarecimento de dúvidas do público.

*O webinar completo do IntegraUNIDAS está disponível na intranet, apenas para filiadas, clicando aqui.