23 de setembro de 2020 – N.º 1.495

No IntegraUNIDAS, deputada federal fala sobre telemedicina pós-pandemia

Adriana Ventura, Anderson Mendes e José Luiz Toro interagiram durante o evento online

Telemedicina pós-pandemia foi tema do IntegraUNIDAS, que aconteceu na manhã da última terça-feira (22). O evento online teve como convidada a deputada federal Adriana Ventura, e contou com a participação de Anderson Mendes, presidente da UNIDAS, e José Luiz Toro, consultor jurídico nacional da entidade.

Diante da pandemia da Covid-19, a necessidade de distanciamento social como forma de segurança, ocasionou em muitas mudanças, inclusive na medicina, que a teve a flexibilização temporária para consulta a distância. Durante o IntegraUNIDAS, este assunto foi debatido de acordo com o conhecimento dos três participantes presentes.

“A construção da moldura legal, relacionada à telessaúde, tem que andar numa relação harmônica entre o parlamento e todas as entidades profissionais”, afirmou Adriana Ventura.

A deputada federal defendeu a importância da liberdade de escolha para este tipo de atendimento. “Médico e paciente precisam ter autonomia para escolher, ou não, fazer uso da telemedicina, isso deve ser respeitado.”

De acordo com a convidada, não há motivos para que as questões de território, e de primeira consulta, sejam vistas de maneira tão rígida a julgar pela conjuntura dos dias atuais. “Temos muito que avançar nessa discussão”, declarou.

Durante todo o evento, Anderson Mendes e José Luiz Toro contribuíram com opiniões e questionamentos.

A gravação completa do IntegraUNIDAS está disponível na intranet da UNIDAS, apenas para filiadas, basta clicar aqui e ver tudo o que tratado neste encontro virtual.