15 de dezembro de 2021 – N.º 1.777
“Machine learning vai melhorar nosso potencial como seres humanos”, destaca professor da USP
em aula de encerramento do Campus UNIDAS
Durante o evento, diretora de treinamento também destacou o recorde inédito de pessoas formadas pela instituição; live também contou com sorteio de brindes personalizados
O encerramento do Campus UNIDAS foi marcado por uma aula sobre Machine Learning na Saúde, apresentada pelo diretor e professor no Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da USP professor, Alexandre Chiavegatto Filho. O palestrante falou sobre como a inteligência artificial pode ajudar o dia a dia das autogestões, reduzindo o excesso de procedimentos realizados e custos, aumentando a eficiência, além de abordar o futuro e desafios éticos.
A diretora de treinamento e desenvolvimento da UNIDAS, Patricia Melo e Souza, iniciou o debate enaltecendo a importância da aula de fechamento do primeiro ano do Campus UNIDAS, que nasceu no meio da pandemia, e foi criado com muita dedicação e empenho pela governança e técnicos da entidade. “Os números são surpreendentes. Conseguimos, durante este período, qualificar 1.157 profissionais de saúde, em 23 cursos realizados, com 30 palestrantes, e ainda oferecemos 5 cursos in company. Mesmo diante das adversidades, tivemos um recorde inédito de pessoas formadas pela instituição, e já preparamos a grade para 2022, para desenvolvimento profissional dos líderes e colaboradores das autogestões de todo Brasil.”, destacou a diretora.
O professor da USP esclareceu, no início da aula, que muita gente está aprendendo que inteligência artificial (IA) não é ficção científica, não é robô, nem algo de filme. É uma realidade que já domina as nossas vidas, e que vai dominar cada vez mais. De acordo com ele, a IA ainda não está em 99% das áreas que estará nos próximos anos, principalmente na área da saúde. E o grande motivo por trás disso é que para a área da saúde há mais consequências,. Então, é necessário ter mais cuidado. “A área da saúde também será transformada”, afirmou.
Chiavegatto explicou que Machine Learning é a área que domina a inteligência artificial. Na tradução literal, são máquinas aprendendo. Máquinas aprendendo a diagnosticar via exemplos, com definição de regras por parte dos algoritmos. “Vamos (as máquinas) aprendendo via exemplos, via dados, como tomar decisões difíceis e importantes”, frisou. De acordo com ele, também há muito trabalho humano, pois os profissionais “pegam na mão do algoritmo, fazendo com que aprendam relações complexas dos dados”, acrescentou.
Ele finalizou a aula com uma mensagem: “A medida que tomamos melhores decisões no dia a dia, graças ao algoritmo de Machine Learning, vai sobrando mais tempo e mais dinheiro para fazermos exatamente aquilo que nos torna humanos.” Clique aqui para assistir à aula completa.
Para comemorar o sucesso do Campus, o final da live contou com sorteio de inscrições para cursos de 2022, cinco luminárias personalizadas e cinco malas de viagem personalizadas. Confira os ganhadores:
Cursos Campus UNIDAS:
- Eduardo Carvalho de Souza Filho
- Lindon Johnson Ribeiro Palmeira
- Patricia Eges Braga
- Rosieli Bastos
- Savio Bittencourt de Oliveira
- Welinton Monteiro
Luminárias personalizadas:
- Amanda Maria de Sousa Vasconcelos
- Christianne Maria Freitas de Souza Lima Menescal
- Luana Cristina Nunes Gonçalves
- Manoela Scotti Kramer
- Reginaldo Augusto dos Passos
Malas personalizadas:
- Alécio Barreto Carvalho
- Larissa de Souza Lobo
- Luciana de Medeiros Santos
- Nikolas Jonathan Makiya Vichi
- Tatiana Vaz Grecco
A UNIDAS parabeniza os premiados e agradece todos os alunos dos cursos do Campus em 2021. Em 2022, estaremos de volta, com muito conteúdo de qualidade e cursos exclusivos.
Quer saber mais sobre o Campus UNIDAS, acesse: https://campus.unidas.org.br/
#CampusUNIDAS #Capacitação #AutogestãoéUNIDAS #VocêconstróiaUNIDAS #aUNIDAStornavocêmaisforte