Evento teve como objetivo promover a integração e o fortalecimento das ouvidorias
dos planos de saúde de autogestão com a agência reguladora.
Na última quarta-feira (23), foi realizada reunião entre a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Representando a UNIDAS, estiveram presentes as ouvidoras Débora Cotias, da Real Grandeza, e Catarina Fares, da CEMIG Saúde. Também esteve presente o Diretor de Comunicação da UNIDAS-MG, Marcos Barroso, além de Valéria Vidal, Executiva de Negócios da UNIDAS. Pela ANS, o ouvidor substituto, João Paulo Araújo, e a analista Letícia marcaram presença.
A audiência teve como objetivo promover a integração e fortalecimento das ouvidorias dos planos de saúde de autogestão com a agência reguladora. Foram abordados temas como o Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias, Requerimento de Reanálise, Engajamento das Operadoras nos processos normatizados na RN nº 323/2013, assim como a necessidade de atualização de alguns pontos da norma.
O encontro oportunizou a entrega do Relatório conclusivo pré-NIP, elaborado pela subcomissão de Ouvidores da UNIDAS, no qual está previsto um ajuste no processo de abertura de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), fomentando as ouvidorias das operadoras como o principal canal para tratamento das solicitações e reclamações dos beneficiários.
Na ocasião, o ouvidor João Paulo foi convidado a fazer parte da Subcomissão de Ouvidores em 2023, assim como do Congresso da UNIDAS, que será realizado em novembro de 2023.