Comitê de crise Enfrentamento ao coronavírus (Covid-19)
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4 de maio de 2020Com iniciativa inédita no setor, UNIDAS oferece teleatendimento a 4,5 milhões de pessoas
Plataforma de telessaúde estará disponível para todas as autogestões filiadas
à UNIDAS; estimativa inicial é de mais de 70 mil consultas por mês
Em uma iniciativa inédita no setor, a UNIDAS – Autogestão em Saúde disponibiliza gratuitamente a todas as suas filiadas uma plataforma de telessaúde, que está disponível a 116 empresas filiadas, chegando 4,5 milhões de beneficiários. A ferramenta, tem o objetivo de evitar um colapso no sistema de saúde diante do cenário de Covid-19, além de proporcionar atendimento seguro, qualificado e ajudar a reduzir o fluxo nos prontos-socorros.
“A UNIDAS está atuando em diversas frentes, para apoiar e buscar soluções não só para as autogestões, como para todo o setor de saúde. Com esta ferramenta, conseguiremos oferecer um atendimento mais seguro e de qualidade aos beneficiários, e organizar os cuidados em Atenção Primária, que se torna ainda mais fundamental neste cenário, além de resolver cerca de 80% dos casos sem a necessidade de o paciente se deslocar até um hospital”, afirma Anderson Mendes, presidente da UNIDAS.
A tecnologia da Amparo Saúde, parceira da UNIDAS nesta iniciativa, reúne mais de 130 profissionais da área da saúde, capacitados para o atendimento tanto por telemedicina quanto presencial. Entre os serviços oferecidos estão teleconsultas, prescrições médicas e solicitações de exames e procedimentos, prontuário eletrônico, além de controle e acompanhamento dos beneficiários. A estimativa inicial é de que mais de 70 mil consultas sejam realizadas por mês.
“Nós temos toda a estrutura para o atendimento médico por telemedicina e presencial para as questões relativas à Covid-19, ao mesmo tempo em que continuamos a focar nosso olhar sobre as outras necessidades de saúde da população. A Atenção Primária à Saúde, coordenada e integral, torna-se ainda mais relevante diante do cenário da
pandemia. Parcerias com autogestões de saúde são extremamente relevantes neste momento”, afirma Gentil Alves, diretor de Relações com o Mercado da Amparo Saúde.
Além disso, a plataforma disponível para as autogestões filiadas também conta com uma ferramenta para estratificação de risco de gravidade para o novo coronavírus, e para demais condições de saúde. Para os atendimentos, serão considerados os seguintes critérios de urgência, de acordo com protocolos proprietários de classificação de risco:
● Vermelho: atendimento imediato; direto com o médico de família
● Amarelo: atendimento em até 2 horas. A enfermeira de família fará o primeiro
acolhimento
● Verde: atendimento no mesmo dia. Enfermagem faz primeiro acolhimento.
Todos os indicadores de saúde dos beneficiários das autogestões serão monitorados em tempo real. A plataforma também obedece a todas as normas de segurança médica e de dados, além de permitir o acompanhamento de indicadores clínicos como resolutividade no nível de atenção primária, taxas de controle de diabetes, de hipertensão, de obesidade e de tabagismo; seguimento pré-natal, seguimento de puericultura, cobertura de rastreamento (câncer intestinal, colo uterino, mamas), entre outros.