Por Ingrid Rodrigues

27 de novembro de 2020 – N.º 1.553

Juntas, Cemig Saúde e Fundaffemg inauguram centro de saúde integral baseado na APS; ideia nasceu no 22° Congresso Internacional UNIDAS

A união representa um fator marcante e histórico nas autogestões; diante das expectativas positivas, esta não deve ser a única parceria entre as instituições

Centro de Saúde Integral (CSI) baseado na Atenção Primária à Saúde (APS), parceria das autogestões Cemig Saúde e Fundaffemg

Além de trazerem informação, os tradicionais Congressos da UNIDAS têm como objetivo despertar ideias inovadoras que garantam melhorias para todo o setor da saúde. Graças a esse compromisso, durante o 22° Congresso Internacional UNIDAS, em 2019, após um debate sobre a importância de as operadoras criarem alianças estratégicas para aumentar a eficiência do cuidado e levar mais qualidade aos beneficiários, as autogestões Cemig Saúde e Fundaffemg despertaram a ideia de firmar uma parceria especial. A inciativa ganhou ainda mais força em três encontros posteriores promovidos pela UNIDAS-MG, com mais de 10 operadoras, a fim de discutir sobre as possíveis parcerias. O resultado chegou no dia 29 de outubro deste ano, quando as duas operadoras inauguraram o Centro de Saúde Integral (CSI) baseado na Atenção Primária à Saúde (APS), em Juiz de Fora – MG.

A iniciativa da Cemig Saúde e Fundaffemg representa um fator marcante e histórico: a primeira unidade de atendimento médico presencial fruto de uma parceria entre duas operadoras de autogestão em saúde. As clínicas de APS oferecem um cuidado integral e humanizado aos pacientes, com atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar e infraestrutura que proporciona aos beneficiários um ambiente especializado para resolver cerca de 85% das demandas clínicas.

O projeto tem como objetivo garantir que o paciente seja visto como um todo, com um acompanhamento contínuo e diferenciado. “Tudo foi elaborado pensando na mais alta qualidade da assistência que o nosso plano possa atingir. O CSI é uma forma de cuidado especial, onde os beneficiários e seus familiares poderão ter um tratamento holístico, que vai cuidar da saúde como um todo de maneira integral”, conta o presidente da Fundaffemg, Munir Nacif Mitre.

A união faz parte de uma estratégia. De acordo com a Cemig Saúde, durante o 22° Congresso Internacional UNIDAS, a entidade estava procurando parcerias para implementar modelos diferenciados de atendimento e modelos de APS, devido ao alto custo.

Anderson Ferreira, presidente da Cemig Saúde, acredita que a iniciativa conjunta terá bons resultados. “Ao estabelecermos uma parceria dessa envergadura, as chances de sucesso são altamente potencializadas, uma vez que estamos todos unidos em um só propósito. Somos naturalmente, Cemig Saúde e Fundaffemg, uma só essência (cuidar da saúde das pessoas), mas duas personalidades (empresas) distintas que carregam a mesma missão: a de entregar uma melhor saúde e melhor cuidado para nossos beneficiários”, afirma.

Ainda de acordo com ele, o próximo passo da entidade é inaugurar uma clínica em Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e outras três unidades no interior em 2021. “Quanto mais parcerias forem realizadas, mais rápido vamos implantar as clínicas e mais vantagens vamos levar aos beneficiários”, ressalta o diretor de relações com os participantes da operadora, Marcos Barroso.