24 de novembro de 2021 – N.º 1.769
Por Bianca Ferraz
“A comunicação está em tudo”, declara assessor da Cemig Saúde, durante IntegraUNIDAS que abordou o tema
André Elesbão apresentou uma aula sobre processos de comunicação corporativa
Comunicação ainda é um grande gargalo nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Por esta razão, o debate do IntegraUNIDAS desta quarta-feira (24) provocou mais uma discussão sobre o tema, explicando como diferenciar a comunicação nas autogestões, com dicas e exemplos de sucesso da Cemig Saúde. A palestra ficou por conta de André Elesbão, o assessor de comunicação da filiada e coordenador da subcomissão de comunicação da UNIDAS. A mediação do debate foi realizada por Michele Scarasati, jornalista e coordenadora da comunicação institucional da UNIDAS.
Michele iniciou a conversa agradecendo em nome da UNIDAS e desejando que esse seja apenas o início de um grande trabalho conjunto entre as autogestões. André complementou dizendo que percebe que a comunicação dentro das autogestões tem algumas dificuldades, mas acredita que juntos é possível fazer um bom trabalho. Ele enfatizou que “quando o assunto é comunicação, não há receita de bolo. O que é válido para uma autogestão pode não ser aplicável à outra”.
Para ele, “a comunicação está em tudo. Ela é líquida e permeia todos os processos”. Neste cenário, o papel da comunicação dentro de uma organização vai muito além do que só fazer comunicados. A comunicação deve ser responsável pelo marketing e também ser flexível. “A linguagem da área de comunicação deve se adaptar à linguagem dos negócios. A gente tem que aprender a falar a linguagem do presidente da autogestão, da nossa patrocinadora”, enfatizou o palestrante.
O apoio da comunicação para as operadores é fundamental e pode atuar desde a redução de custos assistenciais e despesas administrativas até a captação de novos beneficiários, melhoria na experiência do usuário, nos processos internos e externos, na imagem da operadora e na relação com os prestadores.
André também mencionou o quanto é importante que a instituição tenha uma identidade definida, e se enxergue com um persona, para que tenha os objetivos de comunicação claros. “Entender a comunicação de forma fluida e usar os diferentes veículos de comunicação para atingir diferentes públicos é essencial”, complementou.
Ao final da apresentação, o assessor de comunicação deixou uma mensagem, afirmando que a comunicação só será vista com a importância que ela realmente tem dentro de uma empresa se os times fizerem por onde. Ele convidou todos os gestores das autogestões a incentivarem suas equipes de comunicação a participar da Subcomissão de Comunicação da UNIDAS, que trará discussões importantes e o apoio necessário para que sejam realizadas comunicações cada vez mais assertivas.
Para conferir o evento na íntegra, acesse a Biblioteca Virtual UNIDAS, espaço exclusivo para filiadas.
#Comunicação #integraUNIDAS #vocêconstróiaUNIDAS #aUNIDAStornavocêmaisforte #autogestãoéUNIDAS