9 de abril de 2021 – N.º 1.632
Filiadas UNIDAS já podem acessar serviços de 2ª opinião e junta médica/odontológica na UniShare
Para ter acesso, basta fazer o login na intranet exclusiva da UNIDAS
Ao logar na intranet, basta clicar no ícone da UniShare para ser direcionado a página. No espaço, dentre as opções, você pode visualizar os indicadores (botão laranja) e as propostas especiais (botão parceiros).
2ª opinião e junta médica/odontológica
Segunda opinião, que pode ser solicitada pelo médico ou cirurgião-dentista, pelo paciente ou pela fonte pagadora, é a avaliação de outro profissional com a finalidade de emissão de parecer técnico para subsidiar decisões. Se houver divergência técnico-assistencial sobre procedimento ou evento em saúde entre a primeira e a segunda opinião pode-se recorrer à junta médica ou odontológica.
Por junta médica ou odontológica, entende-se dois ou mais profissionais encarregados de avaliar condições de saúde, diagnóstico, prognóstico, terapêutica, entre outros, que pode ser solicitada pelo paciente, familiares ou pelo médico/odontólogo assistente.
Outras informações sobre o assunto também podem ser obtidas por meio da Resolução Normativa (RN) nº 424, de 26 de junho de 2017 que dispõe sobre critérios para a realização de junta médica ou odontológica formada para dirimir divergência técnico-assistencial sobre procedimento ou evento em saúde a ser coberto pelas operadoras de planos de assistência à saúde.
Mais sobre a UniShare
A UniShare surgiu da necessidade de apoiar as filiadas à UNIDAS no aumento de sua eficiência. Este projeto é um espaço de colaboração, compartilhamento, troca de experiências e acompanhamento de resultados em saúde. A iniciativa tem como objetivo aumentar a eficiência dos planos, a fim de transformar o setor, viabilizando um espaço de troca de experiências e aprimoramento entre filiadas e prestadores de serviços. Além de Telessaúde, ela integra mais quatro eixos: Atenção primária em saúde – APS, Junta médica odontológica ou segunda opinião e Auditoria em saúde.
Seguindo os critérios mínimos definidos, prestadores expõem seus serviços, desta forma, os indicadores de resultados poderão ser discutidos entre as operadoras e parceiros, com foco na busca permanente de melhorias nos resultados para o sistema de saúde como um todo. O espaço ainda permite identificar quais prestadores têm as melhores avaliações em determinados serviços. Com base nesses requisitos, as filiadas têm autonomia para avaliarem e decidirem o que corresponde às suas expectativas e ficam livres para, caso queiram, fazerem adesões.
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