O UNIPLUS – Programa de Avaliação dos Prestadores de Serviços de Saúde foi criado com o objetivo de avaliar e monitorar a qualidade assistencial e o desempenho de hospitais e clínicas em todo o Brasil. Foi construído e conduzido com as etapas da Design Science Research-DSR, para garantir a legitimidade do programa e uma abordagem metodológica rigorosa e apropriada.

Em 2016, o UNIPLUS foi apresentado ao QUALISS – Programa de Avaliação dos Prestadores de Serviços de Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar e, após aprovação da Agência, a UNIDAS tornou-se uma entidade acreditadora, na categoria “Certificadora de outros programas de qualidade” da ANS.

O programa UNIPLUS possui 17 categorias de hospitais e clínicas com internação, além de 21 categorias de clínicas ambulatoriais. Esta categorização é um diferencial que permite ao prestador ser avaliado de acordo com o que se propõe a atender.

Desde sua criação, em 1999, o programa realizou mais de 180 avaliações e é revisado periodicamente, conforme as normas e diretrizes nacionais e internacionais dos órgãos envolvidos, como ANS, Anvisa, Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros.