16 de março de 2022 – N.º 1.805
UNIDAS realiza cerimônia de posse e apresenta novos produtos para 2022
Evento realizado em formato híbrido teve como destaques os lançamentos da Pesquisa UNIDAS 2022 e do UNIDAS BI, o painel de informações das autogestões
Na última sexta-feira (11), a UNIDAS realizou a solenidade de posse dos eleitos para o triênio 2022-2024 para a diretoria executiva e para os conselhos deliberativo e fiscal. O evento, que aconteceu em formato híbrido no auditório do Banco do Brasil da Torre Matarazzo, em São Paulo. Também foi possível acompanhar a transmissão ao vivo, no canal da UNIDAS no YouTube. A ocasião também marcou os lançamentos de publicações, produtos e serviços para 2022; entre eles, a tradicional Pesquisa UNIDAS, que já é referência no segmento da saúde suplementar, e o UNIDAS BI, a nova solução tecnológica que trará um ecossistema de compartilhamento de dados entre as autogestões.
PESQUISA UNIDAS
A nova edição da Pesquisa Nacional Saúde foi apresentada pelo diretor de Integração, Werner Dalla. Antes de iniciar seu discurso ele agradeceu a todos os envolvidos no projeto, destacando as filiadas que contribuíram com dados e informações fundamentais para a realização da publicação. Dalla mostrou alguns resultados, ressaltando a relevância das autogestões para o cenário nacional, principalmente, por assegurarem acesso à saúde a mais de 1 milhão de pessoas acima de 60 anos, cerca de 27% da população atendida pelas filiadas da UNIDAS, ante a um percentual de 13% das outras modalidades de planos de saúde. “Isso gera uma taxa de envelhecimento da população de 164%, quase 2,5 vezes mais que a média de mercado”, completou.
Além dos resultados, o diretor de integração também falou sobre os benefícios da publicação para o segmento. “Com essa pesquisa, nós temos uma oportunidade de proporcionar o desenvolvimento das nossas autogestões, e também do mercado de saúde. Vemos o quanto ela pode contribuir e se tornar um benchmark, para que a gente possa identificar oportunidades de melhorias das nossas autogestões, e a partir disto traçar orientações e diretrizes”.
A Pesquisa UNIDAS ficará disponível no site da UNIDAS, a partir do dia 22 de março.
UNIDAS BI – O painel de informações das autogestões
Dentre os lançamentos da entidade, o destaque foi para a nova solução tecnológica disponibilizada às filiadas. O UNIDAS BI, uma parceria com a TopDown, referência nacional em soluções de TI para a área da saúde, gera informações para que as operadoras busquem oportunidades e melhorias para a construção de novos modelos de remuneração e sustentabilidade dos negócios. A solução é exclusiva para filiadas, e poderá ser acessada por todas aquelas que aderirem ao projeto.
O desenvolvimento da ferramenta contou com a participação de sete filiadas no projeto-piloto, dentre elas a CAPESESP. João Paulo dos Reis Neto, conselheiro deliberativo da UNIDAS e diretor-presidente da Capesesp, falou sobre a importância do compartilhamento de dados. “Todas as vezes que temos acesso a mais dados e informações em saúde, conseguimos reduzir algumas incertezas que temos no dia a dia como gestores”, destacou. Ele também ressaltou a importância da participação de todas as operadoras. “É muito importante que as operadoras colaborem de alguma forma com a UNIDAS, para aumentar o volume de dados. Quanto maior o número de dados, mais chances temos deles chegarem mais próximos a realidade”.
Anderson Mendes, presidente da UNIDAS, enfatizou o quanto o painel poderá trazer decisões mais acertadas que melhorem a qualidade da gestão, do serviço, do atendimento e da sustentabilidade, e reforçou o convite para que todas as autogestões participem e colaborem.
Leandro Araujo, gerente executivo da UNIDAS e coordenador do projeto, fez uma demonstração das funcionalidades da ferramenta, destacou os benefícios e desafios reforçando que essa primeira versão segue aberta a sugestões e melhorias para aperfeiçoar cada vez mais a ferramenta. “É um processo desafiador, uma versão 1.0, que pode evoluir. Acreditamos muito nesta solução e no valor dela para as nossas operadoras. O UNIDAS BI tem como foco fomentar a cultura do compartilhamento de dados entre as autogestões, que não são concorrentes. Portanto, todos ganham”, citou.
A solução já está disponível para adesão na intranet da UNIDAS. Clique aqui para ser direcionado.
5ª edição de Revista de Direito da Saúde Suplementar
Iniciativa da Comissão Jurídica da UNIDAS, a 5ª edição da Revista de Direito da Saúde Suplementar e traz temas como “O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e o Recurso Especial”; “Os Efeitos Jurídicos Decorrentes da Crise do Coronavírus no Direito Tributário do Brasil e Portugal Nas Atividades de Saúde”, “A LGPD na Saúde e o Dilema do Consentimento do Menor”, entre outros, todos produzidos por especialistas da área.
O coordenador da Comissão Jurídica e membro do Comitê Científico da revista, Nildeval Chianca Junior, destacou a importância da publicação para que o judiciário tenha uma fonte de pesquisa de princípios específicos da saúde suplementar, e ressaltou o quanto disseminar as informações é válido para que isso aconteça. “A revista não pode ficar dentro das operadoras, a gente tem que levá-las para os tribunais. Nós somos os responsáveis por disseminar essas informações ao judiciário, mostrando que existe uma fonte de pesquisa”, citou.
Além disso, ele destacou a relevância da revista para o setor, que já conta com artigos para embasamento. “Esse trabalho da UNIDAS é tão relevante que na bibliografia selecionada do Superior Tribunal de Justiça nós já temos vários artigos citados, e no acórdão da quarta turma do STJ, que foi o precedente sobre a taxatividade do Rol, temos a citação de um artigo do Dr. Toro”, comentou.
Ela ficará disponível na intranet da UNIDAS, apenas para filiadas, a partir do dia 22 de março. Acesse e confira.
Livro “Operadoras de Planos de Saúde: Como se preparar para a acreditação”
A solenidade também contou com a participação de Rosangela Catunda, CEO da A4Quality Healthcare, que lançou o livro Operadoras de Planos de Saúde: Como se preparar para a acreditação. Ela parabenizou a UNIDAS pelos 20 anos e agradeceu o apoio da gestão atual no lançamento da publicação. Rosangela citou que a ideia do livro surgiu logo após a participação da A4Quality no lançamento da RN 277, que é o programa de acreditação da ANS. A proposta foi convidar alguns especialistas, avaliadores e pessoas do mercado que conhecessem gestão e pudessem compartilhar experiências e conhecimento.
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CERIMÔNIA DE POSSE
A solenidade de posse da diretoria executiva e dos conselhos deliberativo e fiscal encerrou o encontro. Os novos membros foram eleitos para o triênio 2022-2024.
O presidente Anderson Mendes agradeceu as filiadas, governança, conselhos, superintendências e o time da UNIDAS pela confiança em mais um mandato, e destacou as comissões como um divisor de águas, ressaltando o quanto a contribuição das filiadas é importante. “Quem faz a UNIDAS são as filiadas, e as comissões são prova disso, porque 100% das nossas comissões são de técnicos das nossas filiadas. As filiadas fazem a UNIDAS acontecer”, ressaltou.
Adir Meirelles, diretor de comunicação, destacou os desafios da diretoria e a colaboração como força motora para este triênio. “Nós temos um trabalho grande a fazer, sabemos das nossas responsabilidades, sabemos o que podemos entregar e temos nossas instituições que dão bastante força para a gente trabalhar”.
Por último, Mendes reafirmou o compromisso da diretoria em trazer o melhor para as autogestões. “Nosso maior objetivo é cada vez mais trazer a participação de todos, agregar cada vez mais a UNIDAS e conseguir desenvolver os trabalhos que todas as nossas filiadas precisam e esperam”.
Ao final, José Antônio Diniz, presidente do conselho deliberativo, falou em nome de todos os conselheiros e reforçou o quanto a gestão atual é madura e comprometida com a diretoria. “A gente está aqui junto para somar com a diretoria nesse esforço de fortalecer esse segmento que resiste bravamente”, destacou.
Para conferir o evento na íntegra, acesso o canal da UNIDAS no Youtube, clicando aqui.
Conheça a governança
Diretoria Nacional:
- Presidente: Anderson Antônio Monteiro Mendes (CASSI)
- Vice-presidente: Cleudes Cerqueira de Freitas (ASFEB)
- Diretor administrativo-financeiro: Maurício Aparecido Lopes (ECONOMUS)
- Diretor de integração: Werner Duarte Dalla (ABERTTA SAÚDE)
- Diretora técnica: Marina Shizuko Andrade Yasuda (AMAGIS SAÚDE)
- Diretora de treinamento e desenvolvimento: Patricia Melo e Souza: (FUNDAÇÃO REAL GRANDEZA)
- Diretor de comunicação: Adir Cardoso Meirelles Jr (SAÚDE PETROBRAS)
Conselho Deliberativo:
- José Antônio Diniz de Oliveira (FIOSAÚDE) – Presidente
- Ocione Marques Mendonça (CAMED) – Vice-presidente
- Alexandre José da Silva (ELO SAÚDE)
- Anderson Ferreira (CEMIG SAÚDE)
- Pablo Cavalcanti de Andrade Lima Brito (FISCO SAÚDE)
- Eli Pinto de Melo Júnior (EVIDA)
- João Paulo dos Reis Neto (CAPESESP)
- Carlos Leony Fonseca da Cunha (AFRESP)
- Fernando Zingano (CABERGS)
- Marcos Roberto Moreira Ribeiro (CASU/UFMG)
Conselho Fiscal:
- Fátima Taher Jounis (FUNDAFEMMG)
- Leandro José João (SIM PLANO DE SAÚDE)
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