2 de março de 2021 – N.º 1.602
UNIDAS LANÇA PAINEL DE INFORMAÇÕES DAS AUTOGESTÕES
Ferramenta auxiliará na identificação de oportunidades e melhorias para as filiadas
Os últimos anos têm sido desafiadores e a UNIDAS, focada em fortalecer a competitividade das autogestões, está disponibilizando um novo produto para suas filiadas, trata-se de um painel de informações das autogestões.
Esta iniciativa está alinhada com um dos objetivos estratégicos da UNIDAS para o ano de 2021 que é de desenvolver um ecossistema de compartilhamento de informações totalmente colaborativo.
Trata-se de BI analítico, dinâmico e com informações segmentadas que poderão ser utilizadas pelas filiadas para apoiar no processo gerencial. Ainda auxiliará na identificação de oportunidades e melhorias, inclusive na construção de novos modelos de remunerações e no modelo de gestão de saúde, protocolos clínicos entre outros.
Este produto da UNIDAS possui todos os níveis de segurança e sigilo necessários e adaptados ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
REGRAS GERAIS:
- Será garantido o sigilo individual de cada empresa, sendo divulgadas somente as informações da média da UNIDAS.
- O ingresso na plataforma somente será disponibilizado às operadoras que compartilharem seus dados.
- Caso a operadora queira realizar comparações de seus dados com a média da UNIDAS na plataforma, poderá indicar nomes/membros que terão senhas específicas para acesso aos dados da sua operadora.
- A coleta de dados será realizada por meio de upload realizado pela própria operadora na ferramenta de BI, em formato baseado nas informações do monitoramento TISS e SIB.
- A periodicidade de carregamento de dados será de pelo menos 12 meses de base de dados.
Seguem os primeiros KPIs que poderão fazer parte da versão 1.0 do painel:
- Distribuição da população – estratificar por porte, tipo de plano, acomodação, estado, município, tipo de beneficiário (titular/dependente/agregado), idade, sexo.
- Variação do custo médico-hospitalar – VCMH
- Custo médio por procedimento (definir os procedimentos cirúrgicos mais frequentes e com menor variação de custo assistencial) – identificar a média de despesas hospitalares dos procedimentos cirúrgicos mais prevalentes para auxiliar operadoras na confecção de procedimentos gerenciados/padronizados cirúrgicos.
- Sinistro por tipo de despesas (mat/med, diárias e taxas, OPME, SADT, HM, pacotes).
- Nº de Consulta PS comparado com consulta geral
- Custo médio de atendimento do PS
- Valor médio da consulta médica em consultório (por especialidade)
- Quantidade de exames por consulta
- Custo médio por grupo de exames
- Ranking de exames – principais eventos, quantidade e custo médio
- Ranking dos principais motivos de internações
- Média de gasto com internações por grupos de despesas
- % de Partos Vaginais em relação a cesariana
- Proporção de diárias de UTI em relação a diárias apartamento/enfermaria
Os indicadores poderão ser abertos por região, UF, faixa etária, sexo, porte da operadora, e outras quebras possíveis.
Importante registrar que mapeamos a importância de disponibilizar outros indicadores de saúde e que poderão fazer parte de uma versão 2.0.
Vale destacar que nosso objetivo é oferecer a solução a custo zero para as filiadas, principalmente do painel geral com a média das operadoras que compartilharam os dados.
Para estimativa de tamanho de base, bem como apoiar no processo de contratação de serviços, estamos levantando quais as operadoras que irão aderir à ferramenta. Clique aqui e informe seus dados.
Estamos à disposição para dúvidas ou sugestões através do tel. 11 94558-3994, ou e-mails [email protected] ou [email protected]. As respostas serão recebidas até o dia 12 de março (sexta-feira).
#vocêconstróiaUNIDAS #aUNIDAStornavocêmaisforte #autogestãoéUNIDAS