15 de março de 2022 – N.º 1.804
UNIDAS cria ecossistema de compartilhamento de dados exclusivo para autogestões
Painel gera informações para que as operadoras busquem oportunidades e melhorias para a construção de novos modelos de remuneração e sustentabilidade dos negócios; ferramenta ficará disponível a todas as filiadas participantes do projeto
A UNIDAS lançou oficialmente na última sexta-feira (11), o UNIDAS BI, o painel de informações das autogestões. O evento aconteceu em formato híbrido no auditório do Banco do Brasil da Torre Matarazzo, em São Paulo. A nova solução tecnológica da UNIDAS é exclusiva para filiadas, e poderá ser acessada por todas aquelas que aderirem ao projeto. Esta iniciativa é uma parceria com a TopDown, referência nacional em soluções de TI para a área da saúde.
Para saber mais sobre a ferramenta e conhecer alguns indicadores, clique aqui e acesse a apresentação.
João Paulo dos Reis Neto, conselheiro deliberativo da UNIDAS e diretor-presidente da CAPESESP, operadora participante do projeto-piloto, falou sobre a importância do compartilhamento de dados. “Todas as vezes que temos acesso a mais dados e informações em saúde, conseguimos reduzir algumas incertezas que temos no dia a dia como gestores”, destacou. Ele também ressaltou a importância da participação de todas as operadoras. “É muito importante que as operadoras colaborem de alguma forma com a UNIDAS, para aumentar o volume de dados. Quanto maior o número de dados, mais chances temos deles chegarem mais próximos a realidade”.
Anderson Mendes, presidente da UNIDAS, reforçou as dificuldades do compartilhamento de dados no Brasil não apenas culturalmente, mas também tecnicamente. “Às vezes deixamos de aproveitar arquivos de dados, porque não temos a mínima qualidade para poder utilizá-los, seja na pesquisa UNIDAS, seja no BI”, comentou.
Mendes enfatizou o quanto o painel poderá trazer decisões mais acertadas que melhorem a qualidade da gestão, do serviço, do atendimento e da sustentabilidade, e reforçou o convite para que todas as autogestões participem e colaborem. O projeto ainda está em sua primeira versão, e segue aberto a sugestões e melhorias para aperfeiçoar cada vez mais a ferramenta.
Leandro Araujo, gerente executivo da UNIDAS, agradeceu o apoio da diretoria da UNIDAS, do conselho e das operadoras que participaram do projeto piloto. Coordenador do projeto na UNIDAS, Leandro fez uma demonstração das funcionalidades da ferramenta e destacou os benefícios e desafios. “É um processo desafiador, uma versão 1.0, que pode evoluir. Acreditamos muito nesta solução e no valor dela para as nossas operadoras. O UNIDAS BI tem como foco fomentar a cultura do compartilhamento de dados entre as autogestões, que não são concorrentes. Portanto, todos ganham”, citou.
O painel de informações é a grande aposta da UNIDAS para fortalecer a competitividade por meio de um ecossistema de compartilhamento de informações entre as filiadas, proporcionar um diagnóstico por meio de comparações com resultados médios das participantes, com indicadores segmentados, permitir a estruturação dos dados para tomada de decisão e sustentabilidade dos negócios e auxiliar na identificação de oportunidades e melhorias, inclusive na construção de novos modelos de remunerações, modelo de gestão de saúde, e outras.
Quer fazer parte? Clique aqui ou entre em contato com: [email protected].
#UNIDASBI #AutogestãoéUNIDAS #VocêconstróiaUNIDAS #aUNIDAStornavocêmaisforte #UNIDAS20anos