UNIDAS

Quem Somos

A UNIDAS é uma associação sem fins lucrativos que representa operadoras de saúde autogestões no Brasil.

A UNIDAS

União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil.

A autogestão em saúde é o segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes.

É administrado pela área de Recursos Humanos das empresas ou por meio de uma Fundação, Associação ou Caixa de Assistência – e não tem fins lucrativos.

Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 110 filiadas, que correspondem quase 10% do total de vidas do setor de saúde suplementar.

Anos no Mercado
+ 0
Filiadas
+ 0
Vidas Congregadas
0 MM

Propósito

Unidos pela autogestão em saúde.

Visão

Ser a referência na saúde suplementar e o centro de soluções e conhecimento para autogestões.

Nossa Jornada:
Princípios, Marcos e Conquistas

  • 2000

    A ANS, estabelecida pela Lei 9.961/2000, é uma autarquia ligada ao Ministério da Saúde, com autonomia administrativa e financeira. Seu propósito é regular e fiscalizar as operadoras de planos de saúde para garantir a eficiência e qualidade do setor.
  • 2002

    A UNIDAS surge da fusão da Abraspe com o Ciefas, consolidando três décadas de história da autogestão no Brasil. Representando a união de entidades de saúde próprias de empresas e fechadas, a organização fortalece o setor.
  • 2003

    A UNIDAS consolidou-se em um ano crucial para a saúde suplementar, destacando-se em eventos como o Fórum de Saúde Suplementar, a CPI dos Planos de Saúde e a aprovação do Estatuto do Idoso. Em meio à crise econômica, a autogestão reafirma sua relevância no cenário legislativo e judiciário no Brasil.
  • 2004

    No 5º Congresso UNIDAS 2004, enfatizou-se a importância da saúde suplementar na política nacional. As entidades, incluindo a UNIDAS, buscam reconhecimento legislativo, atuando nos setores de Saúde Suplementar, Judiciário, Executivo e Legislativo. Destaca-se a UNIDAS por suas inovações regulatórias.
  • 2005

    A UNIDAS foi precursora na saúde suplementar ao negociar diretamente com prestadores para acordos sobre valores. Já em 2005, destacou-se ao recomendar às suas filiadas a adoção da CBHPM, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos.
  • 2005

    Premiação IDSS: UNIDAS premia filiadas que atingem nota máxima (0,8 e 1,00) no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

  • 2007

    Dentro desse propósito, a UNIDAS lançou, em 2007, o livro “Promoção da Saúde – Meta e Compromisso da Autogestão”. A publicação detalha as muitas iniciativas que revelam o empenho e a criatividade das filiadas em criar, implantar ações e, muitas vezes, avaliar e dimensionar seus resultados.

  • 2008

    Uma cartilha que incentiva e orienta as pessoas a promoverem a saúde e a prevenir doenças nas suas práticas do cotidiano. Assim pode ser descrita a publicação “Promovendo Saúde: Prevenindo Doenças”, lançada pela UNIDAS em agosto de 2008 em âmbito nacional.
  • 2011

    Em novembro de 2011, a UNIDAS apresentou um projeto de lei na Câmara Federal para regulamentar os prestadores de serviços de saúde. A iniciativa resultou na Resolução Normativa 274, de 24 de outubro de 2011, que estabeleceu benefícios para operadoras de médio e pequeno porte, englobando 94% das filiadas da UNIDAS.
  • 2011

    Em 7 de junho de 2011. Pela primeira vez na história do Legislativo, representantes das instituições de autogestão estiveram reunidos com profissionais da saúde e parlamentares para debater o papel da modalidade e da sustentabilidade do setor.
  • 2012

    Em novembro de 2012, a UNIDAS celebrou sua primeira década, destacando-se na promoção do fortalecimento da autogestão no Brasil. Firme em seu propósito, busca fomentar a excelência em gestão de saúde e democratizar o acesso à qualidade de vida, contribuindo para o aprimoramento do sistema de saúde nacional.
  • 2012

    Os dez anos da UNIDAS foram marcados por uma série de eventos e atividades. Entre eles, o lançamento, em abril de 2012, de um selo personalizado e um carimbo comemorativo da UNIDAS pelo Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
  • 2012

    Ainda como parte da comemoração, a entidade lançou o Prêmio Saúde UNIDAS, tendo como tema de 2012 “Envelhecendo com qualidade de vida”.
  • 2014

    Promulgação da Resolução Normativa – RN n. 355 da ANS, que alterou diversos aspectos da Resolução Normativa – RN n. 137, de 2006, da ANS, que regula as entidades de autogestões
  • 2016, 2021 e 2022

    Decisões do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região reconhecendo que a UNIDAS não pratica infração à ordem econômica (cartel)
  • 2017

    Lançamento da Revista de Direito da Saúde Suplementar
  • 2018

    Decisão do CADE que arquivou processo específico de cartelização contra a UNIDAS, reconhecendo a ausência de posição dominante e alterando uma sequência de julgados contrários a UNIDAS
  • 2018

    Promulgação da Súmula 608 do Superior Tribunal de Justiça que reconhece a não incidência do Código de Defesa do Consumidor nas autogestões – Súmula 608: Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde, salvo os administrados por entidades de autogestão.
  • 2019

    Lançamento do Manual de Adaptação das Autogestões à Lei Geral de Proteção de Dados
  • 2023

    Celebração do Acordo de Cooperação Científica e Acadêmica entre o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por intermédio da Universidade Corporativa do TJBA.
  • 2024

    Revitalização do auditório na sede da UNIDAS, agora denominado Hugo Avelino dos Anjos Lima O novo auditório não apenas representa um espaço físico renovado, mas sim um ambiente vibrante e propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as filiadas, consolidando-se como um centro de aprendizado e colaboração no âmbito do setor.

Organograma Institucional

Diretoria
Executiva

Liderança estratégica: guiando com visão e inovação para alcançar o sucesso sustentável e duradouro.

Mário Jorge Vital

Presidente


Currículo
É bacharel em Ciências Contábeis e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua na CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, uma das maiores autogestões do país, há quase três décadas, onde ocupou posições como gerente estadual na Paraíba, em Pernambuco e em São Paulo. Nos últimos anos, liderou o Escritório de Negócios da instituição, sendo responsável pela implantação de uma estrutura inovadora para negociar com grandes grupos corporativos. Mário Jorge também contribuiu para o desenvolvimento de novos modelos de remuneração em saúde e de serviços de Atenção Primária à Saúde, além de promover a integração dos níveis de atenção. É educador em gestão em saúde e especialista no fortalecimento de equipes. Na UNIDAS, coordenou a CAGETECS – Câmara de Gestão em Tecnologias de Saúde, de 2016 a 2019.

Eli Melo Júnior

Vice Presidente


Currículo
Diretor-presidente da Postal Saúde. É advogado, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho PUC/MG. Possui MBA Executivo em Liderança e Gestão de Empresas Estatais pela FranklinCovey Business School. Iniciou sua carreira como gestor em agosto de 2009, como gerente de Departamento Jurídico Trabalhista na Eletronorte até 2012, quando assumiu o cargo de assessor de Relações Trabalhistas e Sindicais. Em 2014 se tornou diretor administrativo-financeiro da Companhia de Eletricidade do Amapá. Retornou à Eletronorte em 2016, desta vez como Superintendente de Recursos Humanos. Em 2018 assumiu a presidência da EVIDA – Assistência à Saúde, tornando-se também membro do Conselho Deliberativo da empresa. Atuou como conselheiro deliberativo da UNIDAS. É especializado no desenvolvimento e consolidação de carreiras, bem como de empresas.

Carlos Gomes

Diretor Administrativo - Financeiro


Currículo
Com extensa trajetória na Petrobras, ocupou diversos cargos gerenciais na área financeira, foi Conselheiro Deliberativo da Petros entre abril de 2015 e maio de 2016, foi membro titular do Comitê de Investimentos, também da Petros, de julho de 2016 a novembro de 2020, atuou como conselheiro fiscal em diversas empresas do Grupo Petrobras. Atualmente atua como assessor da Presidência da Saúde Petrobras, para assuntos estratégicos, tendo atuado, também na Saúde Petrobras, como diretor de administração e finanças, desde a sua criação, em setembro de 2020, até conclusão do mandato em outubro de 2023, e de rede e atendimento, de forma interina, de fevereiro a outubro de 2023. É graduado e pós-graduado em Ciências Contábeis, mestre em Economia e Finanças pela FGV-RJ, com MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ. Formado em Gestão de Profissionais de Saúde pela Alumni COPPEAD.

Maurício Lopes

Diretor de integração


Currículo
Diretor de Saúde e Relacionamento no Economus Instituto de Seguridade Social, em São Paulo, desde janeiro/2020.. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, tem formação superior em processamento de dados, com pós-graduação em análise de sistemas, MBA em Controladoria (FIPECAFI/USP) e cursos de especialização em gestão estratégica pela FGV e em gestão em saúde pela FDC.

Cleudes Freitas

Diretor de Comunicação


Currículo
É presidente da Febrafite Saúde, diretor financeiro da Asfeb e auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz/BA). Com sólida formação e ampla experiência em auditoria e gestão, possui pós-graduação em Auditoria Fiscal, Auditoria Contábil e especialização em Gestão Estratégica em Saúde, além de certificação pela UNIDAS/ICSS em Gestão em Saúde e Operação. Ao longo de sua carreira, desempenhou diversos cargos de liderança. Na Asfeb (Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia), foi diretor-presidente, vice-presidente e diretor financeiro. Na Febrafite (Associação Nacional dos Fiscais de Tributos Estaduais) ocupou os cargos de vice-presidente e diretor de saúde. Na UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) já atuou como presidente, vice-presidente da UNIDAS, conselheiro fiscal, conselheiro deliberativo e diretor administrativo-financeiro.

Luciana Dalcanale

Diretora de Treinamento e Desenvolvimento


Currículo
É graduada em Ciências Atuariais pela UFRJ e possui MBAs em Gestão Empresarial e Gestão em Saúde, ambos pela FGV. Com certificação pelo ICSS e 28 anos de experiência no mercado de previdência e seis anos no mercado de autogestão, Luciana construiu uma carreira sólida em consultorias de destaque como Mercer e WTW, além de atuar na seguradora Itaú Unibanco. Atualmente, é diretora de Previdência, Saúde e Comercial na Vivest, o maior fundo de pensão de empresas privadas no Brasil. Também lidera a operação de autogestão em saúde. Como líder da área comercial, seu foco está na expansão dos negócios de previdência e saúde, tanto em produtos corporativos quanto individuais.

João Paulo dos Reis Neto

Diretor Técnico


Currículo
Diretor-presidente da CAPESESP. Médico, possui Certificação Profissional em gestão de Saúde e Operação (UNIDAS/ICSS) e título de profissional certificado com ênfase em Administração pelo (ICSS). Também é membro do IBRAVS – Instituto Brasileiro de Valor em Saúde. Membro do COSAÚDE (ANS). Na UNIDAS Nacional exerceu os cargos de vice-presidente e diretor técnico, quando representou as autogestões na Conselho Nacional de Saúde – CNS e na Câmara de Saúde Suplementar – CAMSS, e conselheiro deliberativo. É membro da Sociedade Brasileira de Auditoria – SBAM. Editor do Jornal Brasileiro de Auditoria

Diretoria
Executiva

Liderança estratégica: guiando com visão e inovação para alcançar o sucesso sustentável e duradouro.

Cleudes Freitas

Presidente
ASFEB


Currículo
Bacharel em ciências contábeis, especialização em auditoria fiscal, auditoria fiscal contábil e gestão estratégica em saúde, auditor fiscal da Sefaz Bahia, tendo ocupado cargos de direção, cargos eletivos na Asfeb, presidente, diretor administrativo-financeiro, vice-presidente. Atualmente é presidente da Asfeb – Associação dos servidores fiscais do Estado da Bahia. Cargos eletivos na UNIDAS: presidente do conselho Fiscal, diretor administrativo-financeiro, vice-presidente do conselho deliberativo. Cargos eletivos na Febrafite: diretor de saúde, vice-presidente e, atualmente, diretor suplente de saúde. Acumula experiência de mais de 10 anos à frente do plano de saúde do fisco baiano, Asfeb Saúde. Coordenador por mais de seis anos do convênio de reciprocidade da Febrafite, que congrega 13 operadoras de plano de saúde e beneficia mais de 80 mil servidores e familiares em todo o país, membro do grupo de trabalho de autogestão na ANS.

Werner Dalla

Diretor de Operações em Saúde
Abertta Saúde


Currículo
Atual diretor de Inteligência e Soluções em Saúde da Abertta Saúde e diretor de integração da UNIDAS Nacional. Engenheiro Civil formado pela UFMG, mestre em Administração de Empresas com ênfase em estratégia (UFMG, 2008), MBA em Gestão Estratégica (FGV, 2006) e em Gestão de Planos de Saúde (Abramge, 2011), especialista em Gestão das Relações do Trabalho (FDC, 2016). Executivo do segmento de saúde suplementar desde 2008 e experiência em diversos segmentos com atuação como consultor em gestão empresarial pelo INDG por seis anos em empresas como Gerdau, Votorantim Metais, ArcelorMittal, Banco Fator, Itambé, Governo do Estado de MG, Santa Casa de BH e Caeté.

Maurício Aparecido Lopes

Diretor Administrativo - Financeiro
ECONOMUS


Currículo
Maurício Aparecido Lopes é diretor de Saúde e Relacionamento no Economus Instituto de Seguridade Social, em São Paulo, desde janeiro/2020, e atual diretor Administrativo Financeiro da Unidas. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, tem formação superior em processamento de dados, com pós-graduação em análise de sistemas, MBA em Controladoria (FIPECAFI/USP) e cursos de especialização em gestão estratégica pela FGV e em gestão em saúde pela FDC.

Marina Shizuko

Diretora Técnica
Amagis Saúde


Currículo
Graduada em enfermagem com MBA em Auditoria e Gestão da Qualidade Aplicada aos Serviços de Saúde, Marina ingressou no plano em 2010 para compor a auditoria médica. Em 2013, ela assumiu a coordenação da Amagis Saúde, tendo, entre outras atribuições, o desenvolvimento estratégico, tático e operacional do plano. Em 2017, tomou posse na diretoria de Treinamento e Desenvolvimento da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde de Minas Gerais, cargo que ocupa até hoje.

Carlos Alberto Siqueira Gomes

Diretor de Comunicação
Saúde Petrobras


Currículo
Carlos Alberto Siqueira Gomes, com extensa trajetória na Petrobras de mais de 34 anos, ocupou diversos cargos gerenciais na área contábil da companhia, nas áreas de Exploração e Produção e Financeira, foi Conselheiro Deliberativo da Petros entre abril de 2015 e maio de 2016, foi membro titular do Comitê de Investimentos, também da Petros, de julho de 2016 a novembro de 2020, e atuou como Conselheiro Fiscal em diversas empresas da área de Gás e Energia do Grupo Petrobras. Atualmente atua como Assessor da Presidência da Saúde Petrobras, para assuntos estratégicos, tendo atuado, também na Saúde Petrobras, como Diretor de Administração e Finanças, desde a criação da associação, em setembro de 2020, até conclusão do seu mandato em outubro de 2023, sendo graduado e pós-graduado em Ciências Contábeis, Mestre em Economia e Finanças pela FGV-RJ, tem MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ, e recentemente, em junho de 2023, concluiu o curso de Gestão de Profissionais de Saúde pela Alumni COPPEAD.

Conselho Deliberativo

Tomada de decisões sólidas: orientando o futuro da
instituição com sabedoria e compromisso estratégico.

Werner Dalla

Currículo
Diretor de Operações em Saúde da Abertta Saúde. Foi diretor de integração da UNIDAS de 2019 a 2024. Com 18 anos de experiência na área da saúde, atuou como consultor em Gestão Empresarial por sete anos em segmentos, como INDG (Falconi), e em empresas, como indústrias siderúrgicas e alimentícias, bancos, hospitais, governos e cooperativas. Possui formação em Engenharia Civil. É mestre em Administração Estratégica, pela UFMG. Possui MBA em Gestão Estratégica, pela FGV, e em Gestão de Planos de Saúde, pela ABRAMGE. É formado em Conselho de Administração, pelo IBGC. Possui especializações em Gestão das Relações do Trabalho, pela Fundação Dom Cabral (FDC), Gestão de Autogestões, pela FDC/UNIDAS, e em Value Based Health Care (VBHC), pela Harvard Business University.

Rodrigo Santiago

Currículo
Gerente nacional do Saúde Caixa, onde atua desde 2016. É formado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Possui pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde. É mestre em Gestão Estratégica de Organizações, na área de Administração Pública e Administração de Empresas.

Anderson Ferreira

Currículo
À frente da Cemig Saúde desde 2018, é graduado em engenharia elétrica, pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Possui MBA em Gestão de Negócios, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pós-graduado em Tecnologia da Informação, Data Science e Informática na área da saúde e em Gestão em Saúde Suplementar, pelo Instituto Israelita Albert Einstein.

Pablo Cavalcanti

Currículo
Diretor-presidente do Fisco Saúde-PE - Caixa de Assistência à Saúde do Sindicato dos Funcionários Integrantes do Grupo Ocupacional Administrativo Tributário do Estado de Pernambuco. Integrou o Grupo de Trabalho de Discussão da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Atuou como auditor tributário do Estado de Pernambuco e diretor Técnico Operacional da Febrafite Saúde. Foi membro da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e da Associação Paulista de Medicina (APM). Foi diretor Técnico da PC Serviços Médicos Ltda. – Assessoria Ocupacional. É médico clínico, com especialização em Medicina do Trabalho e Medicina de Tráfego.

José Antônio Diniz

Currículo
Presidente do Conselho Deliberativo da UNIDAS – Autogestão em Saúde, atua como presidente da Caixa de Assistência Oswaldo Cruz (FioSaúde), e foi co-fundador da ConectGene Testes Genéticos. É formado em Administração de Empresas. Pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), é especializado em Administração de Sistemas de Saúde e Administração Hospitalar, e mestre em Saúde Pública. É pós-graduado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Auroca (ENSP), vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Socorro Lago

Currículo
Foi presidente eleita, por dois mandados, do Conselho Fiscal da Geap Autogestão em Saúde. Possui formação em Assistência Social, e especialização em Administração e Planejamento de Projetos Sociais e MBA em Gestão Controladoria e Finanças e Auditoria.

Alexandre José da Silva

Currículo
Graduado em ciências contábeis, com especialização em administração financeira e possui MBA em Gestão da Previdência Privada. Há 11 anos é superintendente da ELOSAÚDE – Associação de Assistência à Saúde. Foi diretor administrativo-financeiro da UNIDAS-SC e membro do Conselho Fiscal da UNIDAS.

Wellington Lima

Currículo
Gerente administrativo da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Affego). É membro e diretor de Licitações do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA/GO) – Associação do Fisco de Goiás. É idealizador e membro da Comissão Científica do Fórum Goiano de Saúde Suplementar. Foi superintendente da UNIDAS-GO, entre 2022 e 2024.

Fernando Zingano

Currículo
É diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (CABERGS), desde 2015. Integra o Conselho de Administração da Banrisul Armazéns Gerais (BAGERGS). Possui formação em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA pelo Instituto de Educação Rangel Pestana (IERP), MBA em Gestão Financeira, pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN). Possui títulos de especialização em Comércio Exterior – “Esperto Commercio Estero”, pela Mathesis Itália, e em Administração de Crédito e Cobrança, pela Faculdade Integradas Anglo-Americano (FIAA).

Rodrigo Spada

Currículo
Diretor de Operações em Saúde da Abertta Saúde. Foi diretor de integração da UNIDAS de 2019 a 2024. Com 18 anos de experiência na área da saúde, atuou como consultor em Gestão Empresarial por sete anos em segmentos, como INDG (Falconi), e em empresas, como indústrias siderúrgicas e alimentícias, bancos, hospitais, governos e cooperativas. Possui formação em Engenharia Civil. É mestre em Administração Estratégica, pela UFMG. Possui MBA em Gestão Estratégica, pela FGV, e em Gestão de Planos de Saúde, pela ABRAMGE. É formado em Conselho de Administração, pelo IBGC. Possui especializações em Gestão das Relações do Trabalho, pela Fundação Dom Cabral (FDC), Gestão de Autogestões, pela FDC/UNIDAS, e em Value Based Health Care (VBHC), pela Harvard Business University.

Suplentes

Agenor Paulino Trindade
Omar de Carvalho Gomes Filho
Rodrigo Collares Arantes
Hemerson Luiz Barbosa Pedroso
Aníbal de Oliveira Valença
Rogério Carlos Lamim Braz
Claudia Cristina Cardoso de Lima

Conselho Fiscal

Garantindo a transparência e a estabilidade financeira
para o crescimento sustentável das filiadas.

Fátima Taher Jounis

Currículo
Atua, desde 2004, como assessora da Diretoria Executiva da Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde (FUNDAFFEMG). Formada em Administração de Empresas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi auditora Fiscal de Tributos Estaduais, entre 1982 e 1990, na Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG). De 1990 a 1998, assumiu o cargo de inspetora da Fazenda, na Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais. Foi auditora externa em órgãos municipais e estaduais da administração direta e indireta, no período de 1998 a 2001. Foi diretora Administrativa e Financeira da Operadora FUNDAFFEMG, de 2001 a 2004.

Ricardo Garcia

Currículo
Com experiência de mais de 25 anos em gerência na área da saúde, é superintendente da S.P.A. Saúde – Sistema de Promoção Assistencial. Possui formação em Administração de Empresas e especialização em Direito da Saúde, Proteção de Dados, Inteligência Artificial e Direto da Regulação e Concorrência em Saúde, pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Eurípedes Júnior

Currículo
Desde 2020, atua como diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Casembrapa). É mestre em Contabilidade e especialista em Auditoria e Controladoria, pela Universidade de Brasília (UnB). Assumiu, em 2008, o cargo de analista contábil na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde assumiu outros cargos, como coordenador da área fiscal e tributária e gerente adjunto interino da gerência financeira e contábil. Foi conselheiro Fiscal da Ceres – Fundação de Seguridade Social e da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp). É professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Direito Federal (UDF).

Suplente

Alfeu Luiz Abreu

Superintendências Estaduais e Distrital

Estatuto Social

Normas e diretrizes: conheça nosso estatuto social para compreender os princípios e obrigações que regem nossa associação.

Código de Ética UNIDAS

A ética faz parte do DNA da UNIDAS – Autogestão em Saúde. Por esta razão, neste documento, estão descritos nossos valores e compromissos com todos aqueles que fazem parte desta instituição, direta ou indiretamente. A gestão e a observância quanto à aplicação deste Código cabe ao Comitê de Ética, que é formado por três representantes indicados pelo Conselho Deliberativo.

As denúncias são recebidas por e-mail [email protected], seguindo as diretrizes detalhadas no arquivo abaixo.

Relatório de Atividades

Nesse relatório é possível acompanhar toda a atuação da UNIDAS ocorridas de abril 2023 a março de 2024, inclusive nossos números e resultados alcançados nesse período.

Mapa Estratégico
2023-2025

Conheça os nossos objetivos estratégicos que norteiam os planos de ação da UNIDAS.