


[PLANTÃO UNIDAS] Grande conquista para as autogestões: ANS abre Consulta Pública 153 pela revisão da RN 137
10 de abril de 2025Já está disponível a entrevista que o presidente da UNIDAS – Autogestão em Saúde, Mário Jorge, concedeu ao Papo da Saúde, videocast apresentado por Francisco Balestrin, presidente do SindHosp. Durante a conversa, foram debatidos temas essenciais, como o perfil das autogestões, destacando reflexões sobre sustentabilidade, judicialização, atuação da ANS e do Ministério da Saúde, incorporação tecnológica, relacionamento entre prestadores e operadoras e a importância de colocar o beneficiário no centro das decisões.
O presidente da UNIDAS destacou especialmente o papel social desempenhado pelas autogestões e os desafios do setor. “As autogestões cumprem uma função social importante. Só vamos conseguir trazer a sustentabilidade para o setor quando todo o sistema estiver centrado no paciente de forma estruturada”, afirmou.
Posicionamento estratégico
Para Mário Jorge, o perfil dos beneficiários é, ao mesmo tempo, um grande desafio e um posicionamento estratégico para as autogestões. “As autogestões já cuidam do idoso, é como se já tivéssemos avançado para 2045, considerando o censo de 2022. Em breve, quem tiver práticas assistenciais e de gestão integradas para essa faixa etária terá um papel crucial na saúde suplementar”, comentou.
Próximos passos
Ao falar dos próximos anos à frente da UNIDAS, o presidente reforçou a importância dos projetos e iniciativas da instituição. “Nosso objetivo é garantir que os projetos avancem, dando visibilidade e condições para que as autogestões possam operar da melhor forma possível”, concluiu.
Ao final, Mário Jorge elogiou a atuação e o compromisso de Balestrin com o diálogo aberto e a busca por alternativas no setor.
Confira agora mesmo a entrevista completa clicando aqui!