22 de março de 2021 – Nº 1

Newsletter UNIDAS – 1 a 19 de março de 2021

A UNIDAS lança, nesta segunda-feira (22), uma newsletter semanal, para divulgar as principais iniciativas, cursos e eventos. Além disso, a publicação contará, sempre, com ações realizadas por nossas filiadas.

Fique por dentro de tudo o que aconteceu nas primeiras semanas de março.

Boa leitura!

1 A 19 DE MARÇO

DESTAQUE

Covid-19: debate sobre vacinas para a saúde suplementar

Na próxima quarta-feira (24), realizaremos, das 10h às 12h, um debate virtual sobre vacinas contra a Covid-19 para a saúde suplementar. Desde o início da pandemia, a UNIDAS tem concentrado todos os seus esforços em ações que auxiliem suas filiadas no combate ao coronavírus. O evento é exclusivo para filiadas. As inscrições devem ser feitas aqui, até o dia 22.

Confira todos os detalhes clicando aqui.

 

EM PAUTA

Campus UNIDAS – Inscrições abertas para cursos de abril

Neste ano, a UNIDAS preparou uma grade especial de cursos para você, e as inscrições para as capacitações do mês de abril já estão abertas. Esta é uma excelente oportunidade para aprimorar seus conhecimentos. Filiadas têm condições especiais.

UNIDAS lança painel de informações das autogestões

Focada em fortalecer a competitividade das autogestões, a UNIDAS está disponibilizando um novo produto para suas filiadas, trata-se de um painel de informações das autogestões. Esta iniciativa está alinhada com um dos objetivos estratégicos da UNIDAS para o ano de 2021, que é de desenvolver um ecossistema de compartilhamento de informações totalmente colaborativo.

Ações coletivas da UNIDAS já somam quase R$ 33 milhões devolvidos aos cofres das filiadas

Já são nove as vitórias registradas pela UNIDAS referentes às ações coletivas que solicitam a inexigibilidade da taxa de saúde suplementar. Filiadas de Aracaju (SE), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES) já estão autorizadas pela Justiça a não recolher mais nenhum valor relacionado a este tributo. A decisão judicial é definitiva e não cabe mais recurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Com participação da ANS, 2° Encontro de Presidentes das Autogestões debate sobre oportunidades regulatórias

A UNIDAS realizou o 2° Encontro de Presidentes das Autogestões, com participação de Daniel Pereira, diretor-adjunto de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para debater “Desafios e oportunidades da saúde suplementar”, incluindo análise do impacto das mudanças do ressarcimento ao SUS para as autogestões e contratos de credenciamento. Vale ressaltar que esta iniciativa da UNIDAS para que dirigentes das operadoras dialoguem de uma forma mais próxima com a ANS. Haverá uma série de encontros neste ano e todas serão convidadas oportunamente para as próximas reuniões.

Bate-Papo sobre Lei Geral LGPD, com diretora da ANPD

Miriam Wimmer, diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, falou sobre a criação da ANPD e a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados durante a pandemia; evento contou mais de 200 visualizações. Também estiveram no evento, Anderson Mendes, presidente da UNIDAS, e os integrantes da Comissão Jurídica e da Subcomissão de LGPD da entidade, Daniel Lobão, advogado especialista em privacidade, proteção de dados e saúde suplementar, da FUNDAFFEMG, e José Luiz Toro, consultor jurídico da UNIDAS, mestre e doutor em Direito.

UNIDAS participa de reunião com presidente da Frente Parlamentar Mista da Telessaúde e defende a importância da modalidade

A entidade se reuniu com a deputada federal Adriana Ventura (NOVO), presidente da Frente Parlamentar Mista da Telessaúde, para debater sobre a regulamentação da modalidade, as expectativas das operadoras de planos de saúde, os desafios encontrados na Telessaúde, e a segurança das informações frente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Durante o encontro, o presidente Anderson, acompanhado do gerente executivo, Leandro Araujo, e do consultor jurídico, José Luiz Toro, expuseram as maiores preocupações e dificuldades em relação ao tema: segurança da informação, insatisfação do beneficiário e reclamação junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS (NIP).

1ª Reunião da Subcomissão sobre Reforma Tributária define objetivos e cronograma de trabalho

A UNIDAS realizou, em 3 de março, a 1ª Reunião da Subcomissão sobre Reforma Tributária (RT). O objetivo do grupo é debater e revisar os documentos apresentados nas reuniões entre as entidades do setor, bem como filtrar eventuais inconsistências, e, de maneira colaborativa, propor alterações, elaborar materiais para as filiadas da UNIDAS, além de representar as autogestões junto ao Congresso Nacional, se necessário.

 

ESPAÇO FILIADA

Cemig Saúde e Fundação São Francisco Xavier firmam parceria

A Cemig Saúde e a Fundação São Francisco Xavier – por meio da sua operadora de planos de saúde, a Usisaúde –, firmaram no dia 1º de março uma parceria. A cooperação permite que os beneficiários da Cemig Saúde sejam atendidos também nas unidades do Usifamília, no Vale do Aço.

Postal Saúde comemora resultado do Monitoramento de Garantia de Atendimento da ANS

Pela primeira vez, a operadora foi classificada na melhor faixa de classificação do acompanhamento sistemático feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Fundação Copel prorroga novamente prazo de validade de receitas de uso contínuo

A Fundação Copel, em virtude da Lei 14.028, estendeu o prazo de validade das receitas de uso contínuo*, sendo o prazo final o dia 31 de março deste ano. Considerando o atual cenário de continuidade da pandemia da Covid-19, a Fundação Copel entende que seja prudente estender novamente este prazo para até 30 de junho. Essa medida está amparada na legislação (Lei 14.028 publicada em 27 de julho de 2020), que prevê a garantia da validade de receituários médicos ou odontológicos de medicamentos sujeitos à prescrição e de uso contínuo e que tenha validade pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção do surto da Covid-19. O disposto não se aplica ao receituário de medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, que seguirá a regulamentação da Anvisa.

*Receitas para medicamentos de uso contínuo para tratamento de doenças como, por exemplo, diabetes, hipertensão, colesterol, Parkinson, Alzheimer, entre outras.

EVIDA quer saber –  Pesquisa Covid-19

A Assessoria de Comunicação da EVIDA enviou aos beneficiários da operadora de todos os planos pesquisa para preenchimento individual, na qual levantará dados para subsidiar mapeamento de ações contra a pandemia. Voluntariamente, após as respostas, a gerência de saúde analisará todos os dados e dedicará esforços e iniciativas para o combate ao  coronavírus, observando sempre questões culturais e demográficas.

 

PRÓXIMAS REUNIÕES (Exclusivo para filiadas)

– 25.03, às 13h – 12ª Reunião da Comissão de Regulação e Normas Técnicas

– 26.03, às 10h – 4ª Reunião da Subcomissão de LGPD 

 

ACOMPANHE

Boletim UNIDAS – Enfrentamento à Covid-19

 

ANIVERSÁRIOS FILIADAS

– 20.03 – Eletros Saúde (Fundação Eletrobrás de Seguridade Social)

– 24.03 – Fisco Saúde (Caixa de Assistência à Saúde do Sindicato dos Funcionários Integrantes do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco)

– 26.03 – Assefaz (Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda)

 

PRÓXIMO EVENTO ONLINE

– 25.03, às 18h30 – O protagonismo feminino na saúde suplementar

 

NOTÍCIAS ANS

Podcast ANS em Pauta: Episódio 3 está disponível

Em encontro virtual, ANS inicia preparativos para o Projeto Cuidado Integral à Saúde

ANS realiza Consulta Pública para aprimorar revisão do Rol de Procedimentos

ANS participa de lançamento de código de boas práticas em LGPD

Resultados da 545ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada

 

Serviço

UNIDAS – Autogestão em Saúde

https://unidas.org.br – 11 3289-0855 – institucional@unidas.org.br

 

#vocêconstróiaUNIDAS #aUNIDAStornavocêmaisforte #autogestãoéUNIDAS