Mais de 100 pessoas acompanharam o debate virtual

O consultor jurídico da UNIDAS, José Luiz Toro da Silva, foi um dos palestrantes da live organizada pela Murah, que debateu como as empresas estão implementando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em tempos de pandemia. Além de Toro, participaram da discussão Patrícia Peck, especialista em direito digital, e Roberto Oliveira, da Murah, como mediador. “Este debate é  muito importante para reforçarmos a ideia que a LGPD impõe uma sensível mudança na cultura das empresas e entidades com referência à proteção de dados”, destacou o advogado.

Toro lembrou que, apesar de a lei ainda não estar em vigor, bem como existirem sérias discussões jurídicas sobre quando ocorrerá o seu início, em face do PL aprovado no Senado e da MP do presidente, as operadoras precisam perceber que em face da alta utilização do ambiente virtual, por meio de home office, telessaúde, contratação eletrônica, entre outros, impõe-se a necessidade de cuidados em relação à segurança das informações.

Segundo ele, independentemente da LGPD, a legislação atual, incluindo normas da ANS, já estabelece a necessidade de proteção. Toro informou que a UNIDAS lançou há um ano o Manual de Adaptação das Autogestões à LGPD e tem realizado periodicamente discussões sobre o tema na Comissão Jurídica. “O acompanhamento do assunto é de fundamental importância, principalmente porque a proteção de dados passou a ser um valor de interesse de toda a sociedade, lembrando que trabalhamos com dados pessoais sensíveis”, finalizou o consultor jurídico.