IntegraUNIDAS traz especialista do IBGC para falar de boas práticas e políticas de governança

UNIDAS

NEWS

Você atualizado com a melhor informação

IntegraUNIDAS traz especialista do IBGC para falar de boas práticas e políticas de governança

25 de agosto de 2020 – N.º 1.459

IntegraUNIDAS traz especialista do IBGC para falar de boas práticas e políticas de governança

A preocupação da UNIDAS em trazer melhorias para o setor na área de governança chamou atenção do convidado

Arthur Neves, Karina Hoffmann e Maurício Lopes durante o IntegraUNIDAS – Políticas de governança: como separar o estratégico do operacional

Mais um IntegraUNIDAS aconteceu nesta sexta-feira (14 de agosto). “Políticas de governança: como separar o estratégico do operacional” foi o tema da palestra que recebeu Artur Neves, conselheiro de administração e especialista em governança do Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC). O evento foi uma iniciativa da Comissão de Qualidade e Governança Corporativa e conduzido pelo diretor de ligação Maurício Lopes, também diretor administrativo-financeiro da UNIDAS, e pela coordenadora da comissão, Karina Hoffmann.

“Existe um senso coletivo que governança é burocracia e não tem valor agregado. Isso é uma absoluta inverdade. Posso ter as estruturas compartilhadas e isso não agrega custo algum. Reuniões organizadas não têm custo, só benefícios. Processos decisórios estruturados são benefício, assim como níveis de alçadas e competências”, afirmou o especialista.

Questionado sobre governança institucional, Neves destacou: “cada empresa está em um momento de maturidade e têm coisas que independem disso. Por exemplo, níveis de alçada do processo decisório. Isso não depende do porte da empresa, é preciso competências decisórias descritas. Se não houver alçadas, para onde irão todas as decisões? Para o nível mais alto da empresa”.

“Considero que deve ser claro para todos: essas atividades não necessariamente precisam ser exclusivas de pessoas, podem ser compartilhadas pelos profissionais, podem ser atribuições do corpo de profissionais já alocado ali. Olhando pelo ponto de vista de custo de mão de obra, algumas eu considero custo zero, mas se forem trazer profissionais de fora, certamente terá custo sobre isso. O ganho de se ter uma centralização dessas informações e documentos em um único local é impressionante”, complementou.

O convidado trouxe um estudo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para ressaltar a importância da UNIDAS. Hoje, as autogestões representam mais de 11% no setor da saúde suplementar. “Esse resultado não é pouca coisa, principalmente se levarmos em conta a participação do ‘universo da saúde’ na formação do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB)”, esclareceu Artur Neves.

“A UNIDAS iniciou o mapeamento das melhores práticas adotadas junto a seus associados. A desinformação que nós temos sobre governança nesse setor e junto as entidades atuantes, é gritante. Portanto, essa iniciativa da entidade merece total apoio e respeito”, declarou o conselheiro administrativo do IBGC, afirmando ainda que não é uma tarefa tão fácil, mas é preciso persistência e honestidade para que haja avanço.

Além de trazer estudos, dados e exemplos sobre políticas de governança, o especialista deu diversas dicas e explicações sobre como iniciar essa prática, formas de implementação e estratégias.

Maurício Lopes e Karina Hoffmann colaboraram com o tema interagindo com Neves. O público também participou do evento online tirando dúvidas acerca do assunto, e foi respondido pelo próprio palestrante ao vivo.

*O webinar completo do IntegraUNIDAS está disponível na intranet, apenas para filiadas, clicando aqui.

Compartilhar

Posts relacionados

    O termo de filiação será encaminhado após a aprovação.

    Pedido de Filiação preenchido

    Ficha de cadastro preenchida

    Estatuto da sua autogestão