25 de setembro de 2020 – N.º 1.497

Especialista explica sobre LGPD e DPO no UNIDAS Conecta

O evento foi ministrado por Roberto Oliveira e ainda contou com a mediação de David Nassif

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e Data Protection Officer (DPO) foram tema do UNIDAS Conecta realizado pela UNIDAS-MG na última quinta-feira (24). David Nassif, diretor de integração da UNIDAS-MG, foi o mediador da palestra ministrada por Roberto Oliveira, head da consultoria da Murah.

O especialista convidado trouxe explicações sobre atribuições, responsabilidades e o que precisa para ser um DPO. “Ser certificado em DPO é uma coisa, ser nomeado é outra. Não tem DPO no Brasil, é Encarregado de Dados”, disse.

Oliveira ressaltou a importância do DPO, explicando ser algo obrigatório e que todo controlador deve nomear alguém para ser o encarregado por esses dados. “É importante que o encarregado de dados seja uma pessoa multidisciplinar. Não precisa ser especialista, mas que saiba o que é segurança da informação, gestão de acesso, política de dados, além de ser comunicativa para falar com as demais áreas.

Segundo o head da consultoria da Murah, existem quatro principais pilares da LGPD, que se dividem em governança, jurídico, cyber segurança e segurança da informação. “Dado pessoal é qualquer informação relacionada à uma pessoa física, que identifica essa pessoa, ou seja, RG, CPF, endereço, placa de carro e frentes de geolocalização. Muita gente ainda esquece, mas quando se tem um conjunto de informações que identifique alguém, também é dado pessoal”, garantiu ao falar sobre o tema.

“Na hora de coletar qualquer informação a respeito de seus clientes, se não for pertinente saber qual a religião, a orientação sexual ou partido político da pessoa, então não coletem – é a forma mais fácil de começar a se livrar de alguns problemas”, declarou.

Ao final do evento online, que foi uma iniciativa da UNIDAS-MG e contou com o patrocínio da Murah, o público pôde contribuir dúvidas e questionamento, e foi respondido ao vivo pelo palestrante.

O evento faz parte de uma trilha de conhecimento que a UNIDAS-MG, em parceria com a UNIDAS Nacional, está promovendo para levar conhecimento as filiadas da entidade. O vídeo completo está disponível no canal na intranet da UNIDAS, apenas para filiadas, basta clicar aqui.

No Conecta, cedemos espaço para que prestadores de serviços e empresas parceiras compartilhem informações e soluções com as operadoras autogestão em saúde. As informações e posições compartilhadas neste evento refletem as opiniões pessoais dos participantes.