2 outubro de 2020 – N.º 1.501

“Doença Inflamatória Intestinal” é tema do 13º Café com Informação da UNIDAS-RS

O tópico “Doença Inflamatória Intestinal: impacto socioeconômico e necessidade não atendida” foi o escolhido para as discussões do 13º Café com Informação, realizado pela UNIDAS-RS em parceria com a Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda., no dia 23 de setembro. O evento ocorreu na forma de webinar e foi coordenado pela diretora de treinamento e desenvolvimento, Patricia Genehr Ferreira Froener.

Renata Fróes, membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, apresentou o conteúdo e as informações do webinar. Dentro do tema proposto, a médica abordou patologia, tratamentos e diretrizes, impacto laboral – absenteísmo e presenteísmo, tratamento imunobiológico/dados clínicos, e casos clínicos.

Durante a palestra, a especialista expôs dados sobre o afastamento do trabalho por doença inflamatória intestinal conforme o quadro abaixo.

Dados apresentados pela especialista durante o 13º Café com Informação

Em sua análise final, Renata Fróes destacou que, atualmente, existe uma lacuna importante no tratamento dos pacientes com retocolite ulcerativa (RCU) moderada-grave e que as colectomias impactam na qualidade de vida dos pacientes.

Participaram do evento as filiadas Cassi, Cabergs, Cafaz Saúde, Postal Saúde e Saúde Caixa.