02 de setembro de 2020 – N.º 1.477

Câncer de próstata é tema do 12º Café com Informação promovido pela UNIDAS RS e Janssen-Cilag

Devido à pandemia, o evento aconteceu 100% online

Câncer de próstata – jornada do paciente, a doença e seus impactos sociais e econômicos” foi tema do 12º Café com Informação da UNIDAS-RS, que aconteceu no dia 13 de agosto, em parceria com a Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Devido à pandemia da Covid-19, o evento foi realizado em formato de webinar.

Ministrada por André Deeke Sasse, coordenador médico e preceptor da residência médica na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), a palestra apresentou dados epidemiológicos, fatores de risco e tratamentos para o câncer de próstata.

De acordo com o médico, cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir de 65 anos. Alguns quesitos como idade, histórico familiar, etnia, obesidade e tabagismo são considerados fatores de risco. Entretanto, é possível prevenir a doença ao adotar hábitos saudáveis que incluem boa alimentação e baixo consumo de gordura, manter o peso adequado à altura, praticar atividades físicas diariamente no mínimo 30 minutos, não fumar e evitar o consumo de bebida alcoólica.

A iniciativa reuniu 18 participantes, e teve como objetivo promover a educação e a conscientização quanto aos tipos, diagnósticos, tratamentos, impactos clínicos e socioeconômicos do câncer de próstata para as entidades filiadas da UNIDAS e parceiros da instituição.