7 de julho de 2022 – Nº 1.859
Comissão de Regulação e Normas Técnicas da UNIDAS lança E-book NIP
Objetivo da publicação é auxiliar a aumentar a eficiência administrativa, na tentativa de minimizar o impacto das notificações da ANS dentro das autogestões
Aconteceu na última terça-feira (5) o webinar de lançamento oficial do E-book NIP – Como aumentar a eficiência administrativa na tentativa de minimizar o impacto das notificações da ANS dentro das autogestões. O material é uma iniciativa da Comissão de Regulação e Normas Técnicas da UNIDAS e foi produzido pela D9656 com o apoio institucional da Asq – Soluções de Gestão de Saúde. O evento online contou com 75 participantes.
Marina Yasuda, diretora técnica da UNIDAS e de ligação na Comissão de Regulação e Normas Técnicas, e Josiane Colombo, coordenadora da Comissão de Regulação e Normas Técnicas, foram as mediadoras do bate-papo com Paula Correa, especialista em gestão de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança), auditora de acreditação e certificação de APS e cofundadora da D9656.
“A Comissão teve essa ideia de trazer algo para as filiadas poderem de uma forma mais prática tentar minimizar o impacto dessas NIPs no dia a dia”, citou Marina que relembrou o surgimento da NIP em 2008 e destacou o impacto que as notificações têm dentro das operadoras.
Josiane frisou a importância de olhar a NIP como uma oportunidade de melhoria e identificar as causas raízes de cada demanda para desenvolver um trabalho cada vez melhor. Paula falou um pouco sobre o conteúdo e contou que o e-book foi dividido em 10 capítulos. Ela destacou que atualmente os temas mais recorrentes de NIPs são: gerenciamento de ações em saúde (32,4%), prazo de atendimento (15%) e reembolso (12.8%), todos foram usados como referência para casos práticos dentro do e-book, para que as operadoras tenham exemplos reais e didáticos.
Paula relatou também que hoje as demandas de NIP têm 90% de resolutividade; 70% das demandas registradas pelos beneficiários são inativadas e, dentro deste número de demandas inativadas, em torno de 84% são demandas que realmente foram solucionadas. A UNIDAS espera que o E-book NIP colabore ainda mais com este cenário e possa auxiliar as operadoras de saúde a oferecerem um serviço cada vez valioso para os seus beneficiários e coerente com as normas de regulação da ANS.
O E-book NIP é mais uma publicação exclusiva para filiadas à UNIDAS, e já está disponível na Intranet da entidade dentro da categoria Coleções Manuais, para acessá-lo, clique aqui.
Para conferir o evento na íntegra, acesse a Biblioteca Virtual na intranet da UNIDAS.
#vocêconstróiaUNIDAS #aUNIDAStornavocêmaisforte #autogestãoéUNIDAS #UNIDAS20anos