7 de abril de 2022 – Nº 1.818
Presidente do Conselho Deliberativo da UNIDAS fala sobre a evolução da Saúde Suplementar em inauguração do Espaço Unimed
A Unimed do Brasil realizou na última terça-feira (5) a inauguração do Espaço Unimed em Brasília. O evento, do qual a UNIDAS participou como convidada, trouxe um debate sobre o futuro da saúde no Brasil e também contou com o lançamento da agenda Unimed para evolução da Saúde No Brasil – Democracia, Cooperação e Cuidado.
Na ocasião, os dirigentes do sistema Unimed se uniram a representantes do Judiciário, do Congresso Nacional, do Executivo Federal e outros segmentos do setor, para trazer a visão das entidades setoriais sobre o cenário atual do trabalho médico, do cooperativismo e da saúde suplementar.
José Antônio Diniz, presidente do Conselho Deliberativo da UNIDAS e presidente da Fiosaúde, representou a UNIDAS debatendo sobre o tema “Agenda para a Evolução da Saúde Suplementar: Acesso, Coberturas, Modelo Assistencial e Segurança Jurídica”. O painel também contou a participação de Paulo Rebello, presidente da ANS; Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed; Vera Valente, diretora executiva da FenaSaúde, e Renato Casarotti, presidente da Abramge.
Em sua participação, Diniz fez reflexões sobre a necessidade de mudança do modelo assistencial, excessivamente mercantilizado e, com relações às autogestões, lembrou que é um segmento que possui algumas características especiais, como o controle social, a finalidade não lucrativa e que, no entanto é a modalidade que vem perdendo beneficiários nos últimos anos. “Isso tem acontecido por várias razões, sendo as principais: a falta de liberdade para angariar vidas por conta de norma restritiva da ANS e as exigências exageradas de garantias, que são regras apropriadas para seguradoras que oferecem cobertura financeira de atendimentos médicos e não exatamente assistência à saúde”, explicou.
#vocêconstróiaUNIDAS #aUNIDAStornavocêmaisforte #autogestãoéUNIDAS #UNIDAS20anos