UNIDAS lança Pesquisa 2021 e anuncia nova coleta de dados

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UNIDAS lança Pesquisa 2021 e anuncia nova coleta de dados

8 de julho de 2021 – N.º 1.687

UNIDAS lança Pesquisa 2021 e anuncia nova coleta de dados

Durante o evento, diretores ressaltaram a importância do trabalho colaborativo: “dados mais confiáveis e mais reais”

O lançamento da Pesquisa Nacional UNIDAS 2021 foi transmitido ao vivo no YouTube e já possui quase 370 visualizações. O evento contou com apresentações de Werner Dalla, diretor de integração da entidade, e Luciana Faluba Damázio, professora e pesquisadora na área de estratégia e marketing da Fundação Dom Cabral (FDC), instituição que coordenou a coleta e análise de dados. Durante o encontro o Anderson Mendes e Werner Dalla, respectivamente presidente e diretor de integração da UNIDAS, destacaram a construção coletiva que o trabalho proporciona e anunciaram que, em breve, a entidade iniciará a coleta de dados de 2020 a março de 2021.

“Este foi um trabalho de fôlego, em vários sentidos. Tem grande relevância, porque traz resultados potentes e importantes para a tomada de decisões estratégicas para as autogestões. Também no quesito abrangência, não só em função da quantidade de autogestões participantes – que foram fundamentais ao compartilharem seus dados que possibilitaram as análises e resultados – como também pelo volume de abrangência dos indicadores. Foi um trabalho de fôlego, também em relação ao volume de dados coletados. Tínhamos computadores potentes que chegaram a ficar uma noite inteira rodando em função da quantidade de linhas analisadas”, introduziu Luciana Faluba.

Na sequência, Werner Dalla apresentou alguns dos principais indicadores da Pesquisa e fez análises com base em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Um dos destaques de sua fala foi o comparativo do perfil das operadoras. “Temos uma grande concentração (46%) no sudeste do país, mas pela ANS mais de 60% das operadoras estão nessa região, isso mostra que não estamos tão concentrados nessa parte. Já no nordeste, a representatividade para a Agência é muito inferior, cerca de 14%, enquanto temos 22%, isso também acontece no centro-oeste. Assim, podemos ver que a distribuição da UNIDAS para essas duas regiões é bem superior em relação ao plano nacional”, ponderou o diretor de integração.

A iniciativa contou com a participação de 56 operadoras filiadas à UNIDAS, que somaram 2,8 milhões de beneficiários, número que corresponde a 76% do segmento. “Essa colaboração é muito representativa. A vantagem são dados mais confiáveis, mais reais”, ressaltou a professora ao dar detalhes sobre as etapas para o desenvolvimento da Pesquisa (preparação da coleta de dados, coleta de dados, análise dos dados, elaboração do relatório), que foram iniciadas em julho de 2020. Segundo ela, além dos dados inéditos, como judicialização, há maior confiabilidade no resultado final: apenas 1% de margem de erro sobre os beneficiários e 9% sobre as operadoras, com 5% de nível de significância para ambos.

Entre os indicadores estão temas relacionados a utilização e custo, como: utilização (em dias) consulta por beneficiário ano, exames/ano, consulta/exame, TMI, internações, custo por beneficiário, despesa assistencial anual per capita (R$) por sexo, média por faixa etária (ANS), sexo e faixa etária, porte da operadora, faixa etária epidemiológica, tipo de beneficiário e faixa etária, categoria de beneficiário e faixa etária, por região, por Unidade Federativa, por operadora; Custos médios de consultas por região e porte; custos médios dos exames (R$) por região e porte; Custo médio das internações domiciliares e distribuição das despesas, por região, porte da operadora, tipo de beneficiário, porte da filiada e tipo de internação, entre outros.

Saiba mais

A Pesquisa Nacional UNIDAS teve como objetivo conhecer o perfil das instituições de autogestão em saúde ao longo dos anos de 2017, 2018 e 2019. “Os dados e as operadoras evoluíram ao longo desse tempo”, garantiu Werner Dalla, que deu mais detalhes sobre os resultados apresentados na publicação.

“Achei surpreendente a utilização por tipo de porte, e também a diferença de custos ao longo do Brasil. Parece que temos diversos países dentro de um só. Isso caracteriza o que é a predominância do tipo de operadora e sua representatividade. Na UNIDAS, trabalhamos a questão de como conseguir trazer escalas para nossas operadoras com compartilhamento de serviços e otimização com alguns tipos de parcerias, e já temos alguns exemplos que estão acontecendo”, declarou o diretor de integração.

Ao final do lançamento, Anderson Mendes, presidente da UNIDAS agradeceu os envolvidos, em especial as operadoras participantes, ressaltando a importância do compartilhamento de dados. “O maior ativo da UNIDAS é a base de dados, que vai além dos anos que a Pesquisa abrange, no mínimo 18 anos, e continuaremos fazendo isso. Transformamos isso em informações estratégicas que possam ajudar nossas filiadas em suas decisões e, consequentemente, a sustentabilidade desse segmento tão importante”.

De acordo com o presidente, a publicação serve de incentivo como base para definir novas ações para modificar/melhorar o que já foi apresentado. “Os dados são muito representativos, verídicos e essa é a informação. Impossível estar em uma empresa que quer ser sustentável trabalhando com ‘achismo’, é preciso ter dados. Apesar de trazermos os principais indicadores, a Pesquisa tem o papel de instigar a busca por mais informações, porque ela não é o fim e nem a última instância de informação de dado, e sim o pontapé”, disse.

A Pesquisa UNIDAS 2021 já está disponível para download. Para assistir a gravação do lançamento, clique aqui.

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