Em evento da UNIDAS, Nelson Teich destaca importância da informação de saúde para evitar desigualdade

UNIDAS

NEWS

Você atualizado com a melhor informação

Em evento da UNIDAS, Nelson Teich destaca importância da informação de saúde para evitar desigualdade

23 de outubro de 2020 – N.º 1.522

Em evento da UNIDAS, Nelson Teich destaca importância da informação de saúde para evitar desigualdade

Ex-ministro participou do UNIDAS Conecta junto com o dermatologista André Carvalho; debate foi mediado pelo presidente da UNIDAS, Anderson Mendes

Nelson Teich, André Carvalho e Anderson Mendes durante o UNIDAS Conecta

Mais um UNIDAS Conecta aconteceu na última quinta-feira (22) e, desta vez, recebeu Nelson Teich, ex-ministro da saúde e médico oncologista, e André Carvalho, dermatologista e pesquisador do Instituto de Ensino e Pesquisa HMV-POA. Durante o encontro virtual, mediado pelo presidente da UNIDAS Anderson Mendes, os convidados trataram, respectivamente, sobre como os dados contribuem para o sistema de saúde ser mais eficiente, e o uso dos dados para tomada de decisão em doenças imunomediadas. O evento foi patrocinado pela Abbvie.

Ao receber a palavra, o ex-ministro da saúde elogiou a atuação da UNIDAS e disse considerá-la como uma instituição especial na saúde suplementar. Suas prioridades também foram destaque na fala inicial. “Desde que sai do ministério, tenho alguns focos. O primeiro, talvez, seja fazer com que aquilo que discutimos, no caso do sistema público, as leis e portarias, aconteçam na prática de verdade. Dentro dos itens para que as coisas realmente aconteçam, a informação é um dos mais importantes”, declarou.

De acordo com ele, a informação precisa ser recebida e analisada em tempo real. “Informação é absolutamente crítica, não há transparência e diagnóstico sem ela. É uma meta de longo prazo, não é governo, mas sim de Estado, e precisa de pessoas pensando em como fazer para que seja estruturada em um projeto”.

“O sistema precisa mapear o custo e o processo, que é quanto se está usando dos recursos e o que está acontecendo com as pessoas. Enquanto não fizermos isso, não será possível enxergar o que acontece verdadeiramente no sistema de saúde”, explicou Teich, que ainda ressaltou a importância de manter tais controles para evitar desigualdade.

Segundo o presidente da UNIDAS, discutir o sistema é fundamental. “Acho que no Brasil, às vezes, nos apegamos demais em fazer estudos, análises e trabalhos sobre pontos específicos; mas como isso impacta no sistema de forma geral? Se tem uma coisa que a pandemia trouxe, e é interessante, são as discussões que eram raras acontecerem na conversa de família, por exemplo, e agora as pessoas falam sobre evidências clínicas. Isso é bom. Educação em saúde é fundamental”, contribuiu.

André Carvalho, por sua vez, focou em metanálise e abordou definições, resultados e conclusões sobre o assunto. “É uma junção de dados e um dos melhores níveis de evidência quando os ensaios clínicos dentro dela são bons. Metanálise e revisão sistemática andam juntas, por isso é muito importante ter critério de inclusão de estudos adequados”, informou.

Assim como o ex-ministro, o dermatologista também destacou a importância da informação. “É preciso fornecer informação para que se tenha capacidade de tomar uma decisão adequada”, concordou.

Ao final do evento, os convidados responderam perguntas enviadas pelo público e tiraram as dúvidas ao vivo. O vídeo completo está disponível no canal da UNIDAS no YouTube, veja aqui.

No Conecta, cedemos espaço para que prestadores de serviços e empresas parceiras compartilhem informações e soluções com as operadoras autogestão em saúde. As informações e posições compartilhadas neste evento refletem as opiniões pessoais dos participantes.

Compartilhar

Posts relacionados

    O termo de filiação será encaminhado após a aprovação.

    Pedido de Filiação preenchido

    Ficha de cadastro preenchida

    Estatuto da sua autogestão